Chatbot organiza exportações portuárias com ChatGPT e Whats

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Startup lança chatbot que organiza exportações nos portos com ChatGPT e WhatsApp 

Por: Isabel Lima . Há 17h
Mobilidade para quê?

Startup lança chatbot que organiza exportações nos portos com ChatGPT e WhatsApp 

Tecnologia lançada durante Intermodal South America 2025 está em fase de implementação no porto de Santos

3 minutos, 23 segundos de leitura

29/04/2025

chatbot que organiza exportações portuárias
Chatbot dentro do WhatsApp vira um assessor para o gestor portuário. Foto: Maria Shaytor/Adobe Stock

Os chatbots estão presentes no cotidiano de quem faz compras online ou simplesmente tem uma conta no banco. Apesar do intuito dessa otimização visar oferecer um melhor atendimento, quem precisa de uma informação objetiva nem sempre sai satisfeito. Entretanto, a startup de inteligência logística HXtos, de Santos, encontrou uma forma de tornar os processos de uma exportação portuária mais simples por meio do WhatsApp e ChatGPT, plataforma de pesquisa com Inteligência Artificial (AI).

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Para elaborar um relatório sobre a gestão de uma carga, por exemplo, os gestores podem demorar horas até receber as informações. Isso porque os processos nos portos são muito manuais. Com apenas uma pergunta direto no aplicativo de mensagem, em poucos segundos, o chatbot entrega o panorama atual da operação. 

Conforme a empresa, não há serviços semelhantes ao chatbot que organiza as exportações portuárias no mercado. “Hoje o gestor de um terminal, se ele esta fora do terminal, tem dificuldade de saber como está operando, como que está o estoque, quando a operação termina, se vai ter atraso que pode resultar em multa. Tudo isso o gestor tem dificuldade para saber, inclusive dentro do terminal”, explica Luiz Simões, CEO da HXtos.

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Com o Assessor, basta fazer perguntas no WhatsApp para que os gestores portuários saibam tudo sobre armazenagem e operação dos navios de carga solta, celulose e granel sólido. Foto: Divulgação/HXtos

Como funciona o chatbot que organiza exportações com ChatGPT?

De acordo com Simões, o sistema da HXtos acompanha a operação do início ao fim e pode ser implementada em qualquer porto com internet. Ou seja, desde a chegada da carga no terminal até a saída do navio, o sistema consegue prover informações. Além disso, a tecnologia oferece integração com os órgãos governamentais, como a Receita Federal e a autoridade portuária.

Para isso, todos os dispositivos de um porto que coletam informações são integrados e fornecem o material que será interpretado pelo ChatGPT. “O usuário usa a solução sem implantar nada”, ressalta o CEO. 

“Se houver uma pane, como a quebra de um equipamento do navio, ou se a produtividade estiver abaixo do previsto, a inteligência informará o usuário, porque monitoramos tudo no terminal. O assessor avisa que, por conta de determinada ocorrência, o navio pode atrasar, e a solução calcula uma previsão com dados da operação, podendo sugerir um replanejamento para cumprir sua meta original. Isso melhora custos e produtividade”, diz o CEO. 

Para isso, o chatbot que organiza exportações, a HXtos assina um motor do ChatGPT, que funciona apenas dentro do ambiente da tecnologia. Ou seja, as informações não vão para o aplicativo utilizado por qualquer pessoa. Apenas pessoas previamente autorizadas conseguem fazer consultas no chatbot dentro do WhatsApp

“Essa IA usada dentro do nosso ambiente, ela só responde informações do meu banco de dados” explica Simões.

Lançamento do chatbot

Com uma operação em fase de implementação no porto de Santos, o lançamento oficial da tecnologia ocorreu durante a Intermodal South America 2025. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

Além da novidade, a startup HXtos oferece outros serviços tecnológicos para aumentar a produtividade de exportação. “Desde o agendamento e recepção da carga até a armazenagem, planejamento e movimentação de navios, passando pelas exigências legais”, diz a empresa. 

Com o lançamento do chatbot, a HXtos espera implementar a tecnologia no exterior ainda em 2025. Terminais portuários no Uruguai e Portugal negociam a tecnologia. Além disso, clientes da empresa já operam parte das funcionalidades no porto Qingdao na China.

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