BYD apresenta projeto de monotrilho Skyshuttle para Jundiaí (SP)

Buscando sugestões para:


Publicidade

BYD apresenta projeto de monotrilho Skyshuttle para Jundiaí (SP)

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

BYD apresenta projeto de monotrilho Skyshuttle para Jundiaí (SP)

Sistema da fabricante chinesa faria integração entre dois terminais de trem da cidade do interior de SP

1 minuto, 36 segundos de leitura

02/05/2025

Skyshuttle, o monotrilho da BYD.
O sistema BYD SkyShuttle teve sua primeira operação comercial em 2022 na cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangdong. Foto: BYD

A fabricante chinesa BYD e a Prefeitura de Jundiaí estão discutindo criar uma linha de monotrilho com tecnologia de última geração na cidade do interior paulista, ligando o Terminal Vila Arens de ônibus a uma nova estação, no bairro Jardim Novo Horizonte. O projeto apresentado usa o sistema Skyshuttle, totalmente elétrico, que opera em cidades chinesas desde 2021.

Seriam 13 quilômetros de trilhos que poderiam ser vencidos em 25 minutos, com 11 estações e velocidade de 35 km/h. Além disso, o sistema teria capacidade de transportar 280 passageiros. Segundo a BYD, as baterias têm autonomia de até 200 km e recarga por indução.

Leia também: Linha 17-Ouro: após seguidos atrasos, monotrilho, enfim, entra na reta final de obras

BYD Skyshuttle em Jundiaí

A reunião entre representantes da empresa e do município ocorreu no último domingo, 27, com apresentação de estudos preliminares. A prefeitura sinalizou que há interesse em criar a nova linha e a BYD se comprometeu, nesse sentido, a apresentar estudos mais aprofundados, com previsão dos custos.

“Estamos sempre atentos às inovações que possam melhorar a vida da população. Um sistema como o SkyShuttle pode significar um salto importante para a mobilidade de Jundiaí, com mais conforto, segurança e sustentabilidade”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli (DEM).

O vice-prefeito Ricardo Benassi também destacou o alinhamento da proposta com os objetivos da gestão. “É uma alternativa viável e inteligente. A cidade tem avançado em muitas frentes e um projeto desse porte representa um grande avanço tecnológico para cidade

O sistema BYD SkyShuttle é fruto de 7 anos de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Assim, teve sua primeira operação comercial em 2022 na cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangdong. A BYD já atua no Brasil com a Linha 17 do Metrô de São Paulo e com o VLT de Salvador, ambos ainda em fase de obras.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login