Concessões rodoviárias: governo realizou 1/3 dos leilões de 2025

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Concessões rodoviárias: governo realizou menos de 1/3 dos leilões previstos para 2025

Por: Leonardo Godim . Há 54 min
Mobilidade para quê?

Concessões rodoviárias: governo realizou menos de 1/3 dos leilões previstos para 2025

Ministério dos Transportes começou ano com 15 projetos em carteira; até agora, apenas quatro deles tiveram leilões concluídos

3 minutos, 52 segundos de leitura

06/06/2025

Concessões rodoviárias: governo realizou menos de 1/3 dos leilões previstos para 2025
Se forem realizados mais quatro leilões até o fim do ano, o governo poderá comemorar o maior volume de concessões rodoviárias da história. Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

O Ministério dos Transportes anunciou em janeiro 15 projetos de concessões e otimizações rodoviárias com leilões previstos para 2025. Somados, os investimentos previstos são de R$ 161 bilhões. Até agora, porém, apenas quatro foram concluídos e um foi adiado por falta de interessados, apertando o calendário de concessões para o segundo semestre deste ano.

Leia também: ‘Vivemos momento de inflexão nas concessões públicas e PPPs’, diz executivo da ABCR

Apesar disso, o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio Barcelos, diz que mantém otimismo. “Se não todos, acredito que grande parte desse número será realizado esse ano. Se escapulir, vai ser um ou outro leilão”, comenta. A entidade observa com bons olhos o momento das concessões no País e destaca o interesse do mercado pelos projetos, com novos entrantes participando dos certames.

País vive momento virtuoso de concessões rodoviárias

No ano passado havia 10 projetos em carteira e sete foram bem-sucedidos, atingindo, assim, a marca de melhor resultado em 17 anos. Se ocorrerem mais quatro leilões até o fim do ano, portanto, o governo poderá comemorar o maior volume de concessões rodoviárias da história.

“A qualidade dos projetos melhorou. A gente aprendeu com lições do passado e os projetos são financeiramente mais sustentáveis, com matriz de risco mais avançada. Além desse amadurecimento regulatório dos contratos, a relação institucional entre agências reguladoras e os regulados melhorou. Esses vários elementos levaram a essa equação virtuosa”, afirma Barcelos.

Um dos pontos críticos, porém, é a Ponte Internacional de São Borja, na fronteira do Brasil com a Argentina. O certame terminou frustrado duas vezes por falta de interessados, em janeiro e em abril. Agora, há uma nova data definida, com atualização da Taxa Interna de Retorno de 8,46% para 15% no novo certame. Além disso, alterações ocorreram nas condições de garantia de participação.

O presidente da ABCR afirma esse é um projeto específico pela característica binacional e por envolver, além da manutenção e ampliação da via, o controle aduaneiro. “Por isso que eu diria o sucesso ou não sucesso da ponte não tem correlação ou não é um indicativo de eventual sucesso ou não do portfólio”, pondera.

Veja quais leilões foram bem-sucedidos

O leilão da Rota Agro Norte (BR-364/RO), primeiro realizado, ocorreu ainda em fevereiro. O consórcio formado pela empresa 4UM Investimentos e pelo banco Opportunity foi vencedor com proposta única. Em abril, ocorreu o leilão da BR-040/495/RJ/MG no trecho entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro com vitória do Consórcio Nova Estrada Real sobre outros dois concorrentes. Em maio, outrossim, o leilão da Rota da Celulose (BR-262/267MS e MS-040/338/395) foi realizado com vitória do Consórcio K&G sobre dois concorrentes.

O leilão de otimização da BR-163 ocorreu em 22 de maio e retomou a concessão da principal rodovia do Mato Grosso do Sul para a concessionária Motiva, antigo Grupo CCR. O novo contrato prevê a concessão de um trecho de 847 quilômetros que cruza todo o estado, essencial para o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-grossense.

Três leilões já têm data marcada

Têm data marcada e edital já publicados os leilões da BR-101/ES/BA, em 26 de junho; da Ponte Internacional de São Borja, em 16 de julho; e da Rota Agro (BR-060/364/GO/MT), em 14 de agosto.

Os projetos dos Lotes 4 e 5 do Paraná receberam aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) em 28 de maio de 2025. No momento, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualiza os estudos e a previsão, portanto, é que os leilões ocorram em outubro de 2025.

Os demais, porém, ainda aguardam parecer do Tribunal de Contas. Confira a lista completa com a previsão de realização dos leilões:

  • Rota Agro Norte (BR-364/RO): realizado em 27 de fevereiro
  • BR-040/495/RJ/MG: realizado em 11 de abril
  • Rota da Celulose (BR-262/267MS e MS-040/338/395): realizado em 30 de abril
  • BR-101/ES/BA: marcado para 26 de junho
  • Ponte Internacional de São Bojra: marcado para 16 de julho
  • Rota Agro (BR-060/364/GO/MT): marcado para 14 de agosto
  • Rota Integração Sul (BR-116/158/392/290/RS): previsto para 4º trimestre
  • Rota Agro Central (BR-070/174/364/MT/RO): previsto para 4º trimestre
  • Rotas Gerais (BR-116/251/MG): previsto para dezembro
  • Rota Recôncavo (BR-116/324/BA): data não definida

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