Aeronave elétrica realiza primeiro voo tripulado nos EUA

Buscando sugestões para:


Publicidade

Aeronave elétrica realiza primeiro voo tripulado nos Estados Unidos

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 3h
Inovação

Aeronave elétrica realiza primeiro voo tripulado nos Estados Unidos

Foram 45 minutos de voo entre o JFK, em Nova York, e o aeroporto de East Hampton, na região leste de Long Island. No futuro, aeronave pode ser usada para transporte de passageiros e serviços médicos de emergência

1 minuto, 45 segundos de leitura

16/06/2025

Modelo já realizou diversos voos, mas este foi o primeiro voo tripulado. Foto: Divulgação/Beta Technologies
Modelo já realizou diversos voos, mas este foi o primeiro voo tripulado. Foto: Divulgação/Beta Technologies

Um voo de 45 minutos entre o Aeroporto John F. Kennedy (JFK), em Nova York, e o aeroporto de East Hampton marcou o primeiro trajeto tripulado por uma aeronave elétrica nos Estados Unidos. A decolagem ocorreu na manhã em 3 de junho, com destino à região leste de Long Island.

Leia também: Carro voador da XPeng faz primeiro voo público; veja vídeo

O modelo utilizado foi o Alia, desenvolvido pela Beta Technologies. Conforme a empresa, o voo contou com a presença do fundador e CEO da companhia, Kyle Clark, além de quatro passageiros convidados. Entre eles estava Rob Wiesenthal, CEO da Blade Air Mobility, empresa de mobilidade aérea que ofereceu o voo.

Aliás, experiência chamou atenção pelo baixo nível de ruído em comparação a helicópteros convencionais. O piloto Kyle Clark descreveu a viagem como tranquila e destacou a ausência de vibração durante o trajeto.

Primeiro voo tripulado em uma aeronave elétrica

A decolagem ocorreu por volta das 8h, e o pouso em East Hampton aconteceu às 8h45. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades locais e representantes da imprensa. De acordo com a Beta, a aeronave, com capacidade para até cinco ocupantes mais o piloto, voou a uma altitude de 800 pés. Aliás, a aeronave é movida por uma bateria de íons de lítio e pode ser recarregada em cerca de uma hora.

Durante o evento, Kyle Clark comentou que pretende obter a certificação da Administração Federal de Aviação (FAA) para o modelo até 2026. Portanto, a expectativa da Beta Technologies é ampliar o uso da aeronave para diferentes operações, incluindo transporte de passageiros e serviços médicos de emergência.

Por fim, representantes da Blade Air Mobility também demonstraram interesse em incorporar o Alia à frota da empresa no futuro. Segundo eles, os voos elétricos podem oferecer uma alternativa mais silenciosa e sustentável para o transporte aéreo em regiões urbanas.

Leia também: Carro voador. Voar de eVTOL será mais barato do que em helicóptero

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login