COP30: 99 terá aluguel de motos elétricas para motociclistas parceiros em Belém
Parceria entre a 99 e a Riba Brasil terá frota de 300 motocicletas elétricas para locação e prevê 14 postos de troca de bateria até o evento, que acontece na capital paraense em novembro

A 99, em parceria com a Riba Brasil, especializada em soluções de descarbonização para entregas de última milha, irá oferecer o aluguel de motos elétricas em Belém. A iniciativa prevê a disponibilidade de 300 unidades para locação pelos motociclistas parceiros da plataforma até o início da COP30, que acontece entre 10 e 21 de novembro na capital paraense.
A primeira leva, com 60 motocicletas, já estará disponível para locação a partir do início de julho. As demais 240 serão entregues em remessas mensais de 60 até a realização do evento, de acordo com a 99. O valor do aluguel das motos elétricas será de R$399 por semana para os motociclistas parceiros da plataforma.
A ação, parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, busca reduzir os custos operacionais dos parceiros. Ao mesmo tempo, também contribui para a diminuição da emissão de poluentes. De acordo com estimativas da empresa, a cada 10 mil quilômetros percorridos pelos condutores com motos elétricas reduz-se cerca de 1 tonelada de CO₂ emitido.
Veja também: Motos elétricas: chegada de novas marcas dá impulso ao segmento no Brasil
“Essa é nossa primeira ação relacionada à COP30, reafirmando o compromisso da 99 em tornar a eletromobilidade mais inclusiva e impulsionar cidades mais sustentáveis. Belém será vitrine de um modelo de operação que proporciona economia em relação aos veículos a combustão, além de gerar benefícios ambientais concretos. Estamos muito empolgados em promover diversas ações junto às coligadas da Aliança para mostrar o quão grande é o trabalho deste grupo em prol da descarbonização”, destaca Thiago Hipolito, Diretor Sênior da 99.
Entregas crescem no Pará
Entre abril de 2024 e abril de 2025, a 99 registrou aumento de quase 60% nas entregas realizadas com motocicletas. As viagens com passageiros, alvo de polêmica na capital paulista, teve crescimento de aproximadamente 40% no mesmo período. Os dados são da própria plataforma. O Estado do Pará também hoje é o segundo onde mais se vende moto no Brasil.
A moto elétrica da Riba Brasil para aluguel em Belém é, na verdade. uma scooter. Ou seja, o condutor vai sentado e a transmissão é automática. De acordo com a empresa, a scooter foi adaptado às necessidades da região.
Com capacidade de carga de até 220 kg e autonomia para até 120 km, a moto elétrica para aluguel da 99 terá acesso a 14 estações de troca de bateria. Cada estação terá até nove compartimentos disponíveis.
“Estamos entusiasmados por colaborar com a 99 neste projeto. Além de ser livre de emissões, o ruído é apenas o dos pneus, beneficiando a saúde de pilotos, passageiros e cidades”, afirmou Carlos Roma, CEO da Riba.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários