Corredor Verde: eixo da Av. 9 de Julho deve ser o primeiro em SP

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Corredor Verde: eixo da Av. 9 de Julho deve ser o primeiro da cidade de São Paulo

Por: Isabel Lima . Há 20h
Mobilidade para quê?

Corredor Verde: eixo da Av. 9 de Julho deve ser o primeiro da cidade de São Paulo

Faixa pioneira na capital paulista será exclusiva para circulação de ônibus elétricos

1 minuto, 49 segundos de leitura

30/07/2025

Para circular pelo Corredor Verde, as linhas serão equipadas com modelos 100% elétricos, como o novo modelo da Caio articulado. Foto: Divulgação/Caio
Para circular pelo Corredor Verde, as linhas serão equipadas com modelos 100% elétricos, como o novo modelo da Caio articulado. Foto: Divulgação/Caio

A cidade de São Paulo começou a implantar seu primeiro Corredor Verde, localizado na Avenida 9 de Julho. Ou seja, estão previstas faixas exclusivas para ônibus elétricos e modernização de 12 estações de embarque e desembarque. A iniciativa da Prefeitura acontece por meio da SP Obras, em parceria com a concessionária Eletromidia, responsável pelos pontos de ônibus da capital.

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As obras começaram no dia 21 de julho e abrangem as paradas Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas. Aliás, as novas estruturas, chamadas Estações Sustentáveis, têm como proposta proporcionar conforto urbano para a população, com responsabilidade ambiental.

Entre os diferenciais estão painéis solares para geração de energia limpa, brises vegetados com resfriamento evaporativo e pintura cerâmica refletiva. Além disso, haverá coleta seletiva, sensores climáticos, câmeras integradas ao programa Smart Sampa e painéis digitais. Ao todo, haverá revitalização de 4.300 m² de canteiros, com paisagismo, tornando o espaço mais verde e acolhedor.

Novo ônibus articulado elétrico para o Corredor Verde

Em vídeo gravado na fábrica da Caio, em Botucatu (SP), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) apresentou um dos primeiros ônibus que irão operar exclusivamente nesses corredores. O modelo biarticulado 100% elétrico, com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e design moderno.

O veículo integra o portfólio da Caio, encarroçadora brasileira que acaba de lançar o modelo eMillennium BRT. Articulado, premium e totalmente elétrico, o projeto do ônibus já visava desenvolver um modelo para atuar em corredores urbanos.

Conforme Paulo Ruas, CEO da Caio, o lançamento mostra que o transporte público pode e deve ser sinônimo de qualidade e sofisticação. Além disso, a ampliação dos Corredores Verdes para outras regiões da cidade está em fase de estudo.

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