Summit: prefeito Ricardo Nunes abordará os principais desafios de mobilidade de São Paulo | Mobilidade Estadão | Summit Mobilidade 2024

Buscando sugestões para:


Summit: prefeito Ricardo Nunes abordará os principais desafios de mobilidade de São Paulo

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . 22/05/2024

Publicidade

Mobilidade para quê?

Summit: prefeito Ricardo Nunes abordará os principais desafios de mobilidade de São Paulo

Além do prefeito, evento contará com a presença de outras autoridades e de cerca de 20 especialistas em mobilidade urbana

2 minutos, 29 segundos de leitura

22/05/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

são paulo
Eletrificação da frota de ônibus e aumento da malha cicloviária na capital paulista são alguns dos temas que devem fazer parte da fala do prefeito Ricardo Nunes. Foto: Divulgação/Adobe Stock

O Summit Mobilidade 2024, evento organizado pelo Estadão, irá ocorrer no dia 28 de maio, na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 1650, Água Branca), em São Paulo próximo à Estação Barra Funda do Metrô.

Entre as autoridades confirmadas estão Renan Filho (ministro dos Transportes), Tarcísio de Freitas (governador do Estado de SP) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Em sua fala, o prefeito deverá abordar os principais desafios da mobilidade urbana na capital paulista. Como, por exemplo, a meta de eletrificação da frota de ônibus e a expansão da malha cicloviária.

Conheça todos os participantes do Summit Mobilidade e compre seu ingresso promocional

Desafios de mobilidade na capital paulista

O plano de metas da prefeitura de São Paulo previa que em 2024 pelo menos 20% dos ônibus circulando pela cidade fossem elétricos. Atualmente, existem 380 veículos movidos a energia (179 são a bateria e 201 são trólebus), número distante dos 2.404 totais que deveriam ser instalados até o final do ano.

Por sua vez, as metas da prefeitura para mobilidade por bicicleta planejavam a criação de 300 km novos de estruturas cicloviárias para esse ano, atingindo uma rede total de 1.000 km de extensão. Atualmente, a cidade possui 731,2 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas somadas.

O prefeito Ricardo Nunes também inaugurou o Aquático SP na capital paulista no dia 13 de maio. O barco é uma solução em transporte público que encurta um caminho feito em 1h20min de carro ou ônibus para 17 minutos cortando a Represa Billings. Sendo assim, o transporte aquático deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul.

Leia mais: Summit Mobilidade 2024: mobilidade nas periferias é tema de quadro especial

O Summit Mobilidade 2024

O Summit Mobilidade 2024, evento organizado pelo Estadão, Estadão Mobilidade e com apoio de empresas do ramo, como a BYD, Indigo, Revo e Veloe, neste ano tem como tema “Perspectivas de mobilidade: soluções sustentáveis e eficientes para o futuro das áreas urbanas”.

Os painéis com autoridades, especialistas em mobilidade, empreendedores e estrelas do automobilismo irão ocorrer das 8h30 às 19h de 28 de maio. Será um dia inteiro de discussão sobre o futuro da mobilidade no Brasil e no mundo.

Leia também: Summit Mobilidade 2024 discutirá o futuro do transporte público no País

Dentre os temas abordados, é possível citar: oportunidades de negócio em mobilidade, o futuro do transporte público e diversos outros. Sendo assim, a reunião será de interesse de diversos grupos distintos, se tornando ótima oportunidade para estabelecer conexões.

Debates sobre o futuro, hoje

O Summit Mobilidade de 2024 se destaca por debater temas que devem pautar discussões pelos próximos anos.

Por exemplo, o fórum “Caminhos para acelerar a descarbonização nos transportes”. O evento contará com a presença de especialistas como Cristina Albuquerque, Diretora de Eletromobilidade Global e Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login