Bicicletas compartilhadas atinge 35 milhões de deslocamentos

Buscando sugestões para:


Sistema de bicicletas compartilhadas atinge 35 milhões de deslocamentos no primeiro semestre do ano

Por: Daniela Saragiotto . Há 1 dia atras

Publicidade

Meios de Transporte

Sistema de bicicletas compartilhadas atinge 35 milhões de deslocamentos no primeiro semestre do ano

Tembici divulga pesquisa que revela aumento nas viagens e cidades que mais usam o serviço

2 minutos, 9 segundos de leitura

31/07/2025

Bicicletas compartilhadas Balanço do 1 semestre de 2025 da Tembici_Foto Divulgação Tembici
De acordo com a Tembici, total de viagens no primeiro semestre corresponde a 3 mil voltas ao redor do planeta. Foto: Divulgação Tembici

Dados da Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, revelam que o sistema de bicicletas compartilhadas da empresa completou 35 milhões de deslocamentos no primeiro semestre de 2025. O número representa um aumento de 6% na quantidade de viagens em relação ao mesmo período de 2024.

Leia também: Pedale sua bike e ganhe créditos no Bilhete Único; saiba como

Além disso, os trajetos fizeram com que a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida [na comparação com veículos automotores] aumentasse 20% em comparação com o mesmo período de 2024. 

Assim, no total, foram mais de 89 milhões de quilômetros pedalados com as bikes compartilhadas. A distância corresponde a cerca de 3 mil voltas ao redor do planeta, de acordo com a empresa. 

Atualmente a Tembici opera o sistema de bikes compartilhadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. 

Adesão às bicicletas compartilhadas

De acordo com Thiago Boufelli, diretor de operações (CBO) da Tembici, os números mostram a consolidação da micromobilidade no cotidiano das pessoas. “Principalmente da população que vive em grandes metrópoles e lidam com questões urbanas, como congestionamentos e poluição”, afirma.

De acordo com o executivo, os dados revelam uma mudança de comportamento da população. “Como resultado, temos cidades mais dinâmicas.”, comenta.

Trajetos estão ficando mais longos

No primeiro semestre, foram emitidos 20% menos dióxido de carbono (CO2) pelo uso nacional do sistema de bicicletas compartilhadas, levando em conta o mesmo período.

Já o número de trajetos aumentou 6% em relação ao ano anterior e a extensão dos deslocamentos se elevou em 50% no mesmo período.

“Sendo assim, é possível afirmar que a população brasileira está percorrendo distâncias cada vez maiores com as nossas bikes e esse é um claro indício da consolidação da micromobilidade”, finaliza.

Cidades que se destacam

A pesquisa também trouxe destaques, como onde a população pretende aumentar a frequência das pedaladas. Em Belo Horizonte (MG) essa intenção é declarada por 82% dos entrevistados e em Pernambuco (CE), por 74% das pessoas ouvidas.

Por fim, 71% dos curitibanos (PR) também disseram que querem usar mais bicicleta compartilhada nos próximos meses. Importante ressaltar que esses três locais se destacaram na quantidade de deslocamentos pedalados no semestre.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login