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Suzuki atualiza a GSX-R 1000R e revela edições comemorativas de 40 anos do modelo

Por: . Há 24h
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Suzuki atualiza a GSX-R 1000R e revela edições comemorativas de 40 anos do modelo

Lendária moto superesportiva recebe atualizações no design e evolui em tecnologia; conheça

3 minutos, 28 segundos de leitura

01/08/2025

Suzuki GSX-R 1000 R 2026

A Suzuki apresentou a nova GSX-R 1000R, com melhorias no motor, na eletrônica e no chassi. Além disso, a marca anunciou três edições comemorativas que celebram quatro décadas de história do modelo. A atualização visa combinar desempenho em pista e conforto na estrada.

A lendária superesportiva estava fora do mercado europeu, pois seu motor ainda não atendia às normas Euro 5+. Agora, além de adequar o propulsor, a Suzuki também renovou o visual da GSX-R 1000R.

A carenagem traz linhas afiadas que conduzem o ar de forma precisa, minimizando turbulências ao redor do piloto, de acordo com a marca japonesa. A GSX-R de 1.000cc também conta com winglets frontais, as “asas” da MotoGP.

Integrados às laterais da carenagem, tem como objetivo gerar downforce na roda dianteira, aumentando a estabilidade em alta velocidade e oferecendo maior aderência em frenagens bruscas. Além disso, o conjunto apresenta um acabamento em fibra de carbono e detalhes otimizados para canalizar o ar para o radiador, potencializando o resfriamento do motor sem comprometer a aerodinâmica geral.

GSX-R 1000R teve motor e ciclística aprimorados

O motor quatro cilindros em linha de 999,8 cm³ recebeu cabeçotes redesenhados e câmaras de combustão revisadas. Com compressão elevada a 13,8:1 e injeção S-TFI otimizada, a GSX-R1000R reduz emissões e responde mais rápido ao acelerador. Além disso, o escape em titânio tem silenciador menor e catalisador maior, o que melhora a eficiência e alivia peso.

Em função das adequações às leis de emissão de poluentes, a Suzuki GSX-R 1000R 2026 tem desempenho inferior às concorrentes. Os quatro cilindros produzem 195 cv de potência máxima a 13.200 rpm, enquanto o torque de 11,2 m.kgf aparece apenas a 11.000 rpm.

Na parte mecânica, o virabrequim ganhou apoios reforçados e o novo pistão forjado reduz vibrações. A transmissão conta com quickshifter bidirecional e a embreagem assistida e deslizante oferece trocas mais suaves. Por fim, a bateria de íons de lítio e a centralina ABS mais leve contribuem para a economia de peso.

Eletrônica avançada

A plataforma Suzuki Intelligent Ride System (Sistema de Pilotagem Inteligente da Suzuki.) traz acelerador eletrônico com quatro mapas de motor. Também inclui controle de tração em dez níveis, limitador de empinada, controle de torque em curva e controle de largada atualizados. Ademais, o ABS é otimizado em frenagens em inclinações nas curvas.

A nova IMU Bosch monitora a moto em seis eixos e integra todos os sistemas. Assim, o piloto obtém maior estabilidade e personalização nos modos de pilotagem.

Edições comemorativas de 40 anos

Para marcar o aniversário, a Suzuki lança três grafismos históricos: azul 1986, vermelho 1993 e amarelo 2005. Cada um deles homenageia um momento importante na história de quatro décadas do modelo.

Suzuki GSX-R 1000R 2026 terá três grafismos históricos: azul 1986, vermelho 1993 e amarelo 2005

A cor azul remete à Suzuki GSX-R, de 1986, que tinha motor de 750cc. Já a cor vermelha faz alusão à moto de Kevin Schwantz, norte-americano campeão do mundo nas 500cc, com uma Suzuki em 1993. Por fim, a cor amarela foi inspirada na moto da Suzuki Alstare, equipe campeão do mundo de Superbike, com uma GSX-R 1000R, em 2005.

Cada unidade traz o logo “40th Anniversary” no tanque, nas carenagens e na chave. As peças de alumínio, como tampa do freio e capa de embreagem, exibem acabamento em cinza, enquanto os discos de freio recebem detalhe em dourado.

Legado de vitórias

O primeiro modelo GSX-R750 chegou em 1984 com quadro de alumínio e 100 cv. Desde então, mais de um milhão de unidades venderam em todo o mundo. Na pista, a família GSX-R acumula mais de 15 títulos mundiais de Endurance, incluindo vitórias recentes na 24 Horas de Le Mans e no Bol d’Or.

Com reforços no propulsor, na eletrônica e no design, a Suzuki GSX-R1000R busca manter o legado superesportivo e agradar tanto pilotos de competição como motociclistas de estrada.

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