Prêmio Mobilidade Estadão 2026 escolherá os melhores do setor em 28 categorias
Campeões das áreas de serviço e veículos, como carros, caminhões e motos, serão definidos por especialistas e por meio de voto popular

O Prêmio Mobilidade Estadão 2026 deu a largada com várias novidades. A edição deste ano – a 6ª da premiação – vai eleger os melhores produtos e veículos do Brasil em 28 categorias. Trata-se do maior prêmio da indústria nacional, com o reconhecimento de automóveis, picapes, veículos comerciais como caminhões e vans, além de motocicletas e serviços ligados à área de mobilidade.
Como nos anos anteriores, o Prêmio Mobilidade Estadão 2026 será dividido em quatro trilhas: Jornal do Carro (automóveis e picapes), Estradão (caminhões), MotoMotor (motocicletas) e Mobilidade (premia os melhores do ecossistema de mobilidade).
Votação popular do Prêmio Mobilidade
Tal como nas edições anteriores, o Prêmio Mobilidade Estadão 2026 terá diferentes etapas. Primeiro, os jornalistas que compõem as equipes do Jornal do Carro, do Estradão e do MotoMotor irão selecionar até 10 modelos por categoria. A partir de critérios como preço, tecnologia e custo de manutenção, entre outros, serão definidos três finalistas em cada categoria.
Esses três finalistas (com exceção dos concorrentes da trilha Estradão) estarão relacionados no hotsite do prêmio para votação popular. Não há votação popular para caminhões porque a maioria desses veículos é adquirida por empresas e não por pessoas físicas.
A seguir, os finalistas serão avaliados por um time de especialistas, que vota nos melhores, de acordo com os critérios estabelecidos para cada categoria. Depois disso, a indicação dos especialistas irá se somar à dos finalistas na votação popular. O modelo que obtiver maior número de menções positivas será considerado o vencedor de cada categoria.
Escolha dos finalistas da trilha Mobilidade
Para essa trilha, a escolha dos finalistas é diferente. Primeiro, a redação elabora um questionário para levantar informações sobre as principais marcas que atuam em cada um dos cinco
segmentos da edição de 2026.
Além disso, verifica-se os rankings de entidades que representam esses setores, bem como relatórios das próprias empresas. A partir desses dados, são atribuídas notas de 1 a 5 para cada um dos quesitos avaliados. As três marcas que totalizaram mais pontos entram para a votação popular. Ao final, o resultado será somado à nota preliminar de cada marca. Aquela que reunir mais pontos será a vencedora.
Premiação no Salão do Automóvel
Na edição deste ano, uma das novidades do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 é o local da cerimônia
de premiação. O anúncio dos vencedores e a entrega dos troféus serão feitos no Salão do Automóvel
de São Paulo, que retorna à cidade após 7 anos em seu local mais tradicional, o Distrito Anhembi, localizado na zona norte da capital paulista. A feira ocorrerá entre os dias 22 a 30 de novembro de 2025.
O Prêmio Mobilidade Estadão 2026 em números:
- 28 categorias avaliadas
- 4 trilhas
- 10 categorias compõem a trilha do Jornal do Carro
- 7 formam a trilha do Estradão
- 6 estão na trilha do MotoMotor
- 5 pertencem à trilha do Mobilidade
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários