Comitê de jurados

cscm21_foto_Adalberto Maluf

Adalberto Maluf

Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI/USP) e diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD (Build Your Dream).

cscm21_foto_Ailton Brasiliense Pires

Ailton Brasiliense Pires

Trabalhos realizados no Metrô chefiando as áreas de Planejamento, operação e projetos, Na CPTM Planejamento; Na CET presidência; No DSV diretor geral; No CONTRAN presidente; No DENATRAN diretor geral; Na ANTP diretor executivo e presidente (atual).

cscm21_foto_Alejandra Maria Devecchi

Alejandra Maria Devecchi

Urbanista com formação profissional em desenho e planejamento urbano, elaboração de políticas habitacionais e estudos de desenvolvimento. Atualmente está envolvida na coordenação de projetos urbanos complexos como Nova Luz e Arco Tietê, trabalhando para o IBAM, BID, AECOM, CARIOCA e Concremat.

cscm21_foto_Antonio Edson Souza Meira Júnior

Antonio Edson Souza Meira Júnior

Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP; Pós-graduado em Medicina de Tráfego pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (2011); Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (2013); Possui Título de Especialista em Medicina de Tráfego pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET (2014); Pós-graduado em Valoração do Dano Corporal pela Universidad Complutense de Madrid (2018).

cscm21_foto_Cadu Ronca

Cadu Ronca

Cofundador e Diretor do Instituto Aromeiazero - organização que utiliza a bicicleta para ampliar a liberdade de pessoas e territórios. Especialista em Gestão de Sustentabilidade - FGV-SP e Gestão de Negócios Socioambientais - FIA-USP + Artemísia + IPÊ. Dezesseis anos de experiência na área socioambiental e de engajamento comunitário, especialmente a partir da bicicleta (própria ou compartilhada).

cscm21_foto_Camilo Adas

Camilo Adas

Visão estratégica para o desenvolvimento de novos negócios com ênfase no potencial do produto. Trabalha em rede e desempenho em ambiente multicultural e multidisciplinar valorizando a diversidade. Percepção clara do potencial humano e das suas relações interpessoais, com ênfase no resultado. Gestão ativa da transformação e expansão do negócio numa abordagem internacional.

cscm21_foto_Carol Padilha

Carol Padilha

Graduada em Pedagogia pela UEL, palestrante, professora no Colégio Equipe em São Paulo. Fundadora do Carona a Pé – mobilidade urbana e educação; Membro da RedInova desde 2019; Aluna do programa MobiliCampus do ITDP Autora dos guias: Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?; Caminhando juntos até a escola: o que a cidade e as crianças ganham com isso?; Ambos lançados em 2021.

cscm21_foto_Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke

Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.

cscm21_foto_Daniel Guth

Daniel Guth

Daniel Guth é consultor e especialista em políticas de mobilidade urbana, comunicador e mestrando em urbanismo pelo PROURB/UFRJ. É diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e co-autor de livros "O Brasil que pedala: cultura da bicicleta nas cidades pequenas" (2018), “Mobilidade humana para um Brasil urbano” (2016), “A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir nunca foi uma opção" (2013).

cscm21_foto_Edgar Barassa

Edgar Barassa

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, é fundador da Barassa & Cruz Consulting nas áreas de mobilidade elétrica, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Membro do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (UNICAMP), possui graduação em Negócios Internacionais (2012) e mestrado em Política Científica e Tecnológica (2015) pela UNICAMP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Bordeaux (França/2016) e atualmente é Pós Doutorando em Inovação, Estratégias e Regulação para mobilidade elétrica.

cscm21_foto_Eduardo Peixoto

Eduardo Peixoto

Chief design officer do CESAR, Centro de Inovação e professor da CESAR School. Mestre em comunicação de dados pela Technical University of Eindhoven-Holanda, MBA pela Kellogg School of Management, Evanston-EUA e pela Columbia Business School, atua há 30 anos na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo trabalhado como executivo no exterior, na Philips da Holanda e na Ascom Business System AG (Suíça).

cscm21_foto_Eleonora Pazos

Eleonora Pazos

União Internacional de Transporte Público – UITP Coordenadora da Divisão América Latina; EPT - Empresa Pública de Transportes e Trânsito de Santo André, Planejamento, Arquiteta Pleno; TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, Arquiteta Pleno; M2 Projetos & Design - Grupo Estapar Estacionamentos, Arquiteta Júnior.

cscm21_foto_Emilio Matsumura

Emilio Matsumura

Diretor Executivo do Instituto E+ Transição Energética. Possui graduação e doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). De 2012 até 2020, foi Assessor da Presidência na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Atualmente leciona Microeconomia e Econometria no IBMEC. Já foi professor de diversas disciplinas em Economia na PUC-Rio, EPGE/FGV, FUCAPE em Vitória (ES) e das Faculdades Cândido Mendes.

cscm21_foto_Fernando Rabelo

Fernando Rabelo

Bacharel em Administração Pública e pós-graduado em Direito Público, Fernando foi servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do estado de Minas Gerais por 6 anos, acumulando 8 anos de experiência nos poderes legislativo e executivo, em áreas como planejamento, desenvolvimento, gestão, regionalização e participação social. Licenciou-se há 3 anos para atuar no terceiro setor, coordenando projetos como o Portal Meu Município da Brava e gerenciando a área de inovação e governo digital da organização, incluindo o relacionamento com o BrazilLAB e o ecossistema GovTech.

cscm21_foto_Gustavo Partezani

Gustavo Partezanni

Atua através de uma reflexão sistêmica sobre as questões urbanas e suas soluções, com forte liderança nos processos de desenvolvimento de políticas públicas e programas para melhorar a vida das cidades.

cscm21_foto_Janayna Bhering

Janayna Bhering

Graduou-se em engenharia de alimentos na Universidade Federal de Viçosa (UFV), fez mestrado em ciência e tecnologia, e se especializou em gestão de negócios, estatística aplicada a processos e gestão de inovações tecnológicas. Colaborou com a elaboração de políticas públicas para o Estado e foi consultora de grandes empresas para a estruturação de processos de gestão da inovação.

cscm21_foto_Joao Oliveira

Joao Oliveira

Especialidades: Indústria automóvel (segmento de luxo); Serviço ao cliente; Vendas (Retalho e Atacado) Especificação do produto e posicionamento de preços; Desenvolvimento de Redes; Desenvolvimento de Competências (Treino); Negociação de alto nível; Mercados latino-americanos

cscm21_foto_Juliana DeCastro1

Juliana DeCastro

Bióloga especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2014). Atualmente é coordenadora de performance na área de planejamento urbano na Tembici e integra o Núcleo de pesquisa sobre Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT), onde desenvolve pesquisas, sobre desenvolvimento integrado do território, gestão da demanda por viagens em áreas urbanas e turísticas e mobilidade ativa e compartilhada.

cscm21_foto_Lilian Frazão

Lilian Frazão

Gestora de e-commerce, ciclista e meia maratonista. Passagem pelos primórdios do Submarino e Extra.com e pela gestão física de Blockbuster e Lojas Americanas. Apaixonada por bikes, em 2018 criou a Quero Pedalar dentro do Programa de Incubação do Sebrae SP onde ensina pessoas a andar de bicicleta.

cscm21_foto_Luis Fernando Villaça Meyer

Luis Fernando Villaça Meyer

Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.

cscm21_foto_Marcel Martin

Marcel Martin

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Entre suas experiências profissionais, trabalhou com a coordenação de grandes projetos na área de planejamento urbano, transporte e mobilidade com equipes multidisciplinares.

cscm21_foto_Maria Luiza Machado

Maria Luiza Machado

Bacharel em Administração de empresas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo CDS da UnB, e também instrutora de Yoga desde 2016. Especialista em Criação e Modelos de Negócio, desenvolve projetos de consultoria desde 2012 para pequenas e grandes empresas. Atualmente continua desenvolvendo projetos de empreendedorismo de forma autônoma, e também é mentora de Startups de diversos setores.

cscm21_foto_Myriam Tschiptschin

Myriam Tschiptschin

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC).

cscm21_foto_Paulo Miguel Júnior,

Paulo Miguel Júnior

Prática na implantação de negócios, Start Up; Advogado, atuando no mercado de transporte coletivo de passageiros e em 2004 abertura de escritório próprio atendendo a diversas empresas pelo Brasil. Corretor de Seguros, com atuação nacional com habilitação para atuar em todos os ramos; Empresário no ramo de locação de veículos, atuando em terceirização de Frota.

cscm21_foto_Renata Falzoni

Renata Falzoni

Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie em 1977 e trabalha desde 1978 como jornalista, sendo uma das precursoras da linguagem de videorreportagem na TV brasileira. Desde o ano de 1976, pedala como meio de transporte, em 1989 fundou o Night Biker’s Club do Brasil, clube pioneiro de ciclistas urbanos noturnos no Brasil e desde então participa ativamente nos movimentos pelos direitos dos ciclistas urbanos.

cscm21_foto_Roberta Knopki

Roberta Hessmann Knopki

Engenheira Ambiental formada pela Universidade Federal do Paraná (2010) e especialista em gestão de produção pela FAE Business School, com foco em gestão e planejamento de projetos. Desde 2013 trabalha como assessora técnica na GIZ, onde desenvolveu ações de capacitação e licenciamento ambiental na área de produção de biogás e seu uso com fonte de energia. Atualmente coordena as ações junto ao MEC, Rede Federal EPCT e universidades da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos nas áreas de energias renováveis, eficiência energética, digitalização e mobilidade elétrica.

cscm21_foto_Roberta Marchesi

Roberta Marchesi

Formada e Mestre em Economia, com Pós-graduações em Planejamento, Orçamento e Gestão, Transporte e Mobilidade e diversos cursos específicos, atualmente atua como Diretora Executiva na ANPTrilhos. Desenvolve um trabalho voltado para as áreas de Relações Governamentais e Institucionais, buscando defender os interesses do setor, aliado ao desejo de contribuir para a construção de uma mobilidade urbana mais adequada.

Rodrigo Tortoriello

Rodrigo Tortoriello

Consultor, especialista em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa, pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em gestão pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente atua como consultor em Mobilidade Urbana através da RT2 Consultoria, empresa que fundou em 2005.

cscm21_foto_Rogerio Markiewicz1

Rogério Markiewicz

Presidente da ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; Conselheiro do CAU/BR - Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; sócio da MKZ Arquitetura; diretor Técnico ADEMI/DF - Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF; e diretor da AEarq - Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Brasília.

cscm21_foto_Sergio Avelleda

Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

cscm21_foto_Sergio Sgobbi

Sergio Sgobbi

Diretor de relações institucionais e governamentais na Brasscom, atuou como consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão estratégica de negócios. Desempenhou também a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara/SP. Graduado em Ciências Sociais (Unesp) e Administração (Uniara) e doutorando em desenvolvimento territorial e meio ambiente.

cscm21_foto_Tatiana Tucunduva Cortese

Tatiana Tucunduva P. Cortese

Pesquisadora do USP Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Autora dos livros "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" e "Mudanças Climáticas: do global ao local.

cscm21_foto_Victor Andrade

Victor Andrade

Victor Andrade é coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) e professor do PROURB e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui PhD em Urbanismo e pós-doutorado em Planejamento Ambiental pela Academia Real Dinamarquesa. Tem vasta experiência em consultoria e pesquisa nas áreas de mobilidade elétrica, logística de entregas e micromobilidade. Foi professor da Universidade de Aalborg e Diretor do Centro de Mobilidade Dinamarquês.

Victor

Victor Callil

Mestre em Sociologia, USP. Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública, FESP-SP. Pesquisador do CEBRAP desde 2009 e atualmente coordenador de pesquisas em mobilidade urbana do Núcleo de Desenvolvimento. Organizador dos livros “Estudos de mobilidade por bicicleta” 1, 2, 3 e 4 e também do livro “Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras”.

cscm21_foto_Vitor Magnani

Vitor Magnani

Vitor Magnani é pós-graduado em Inovação e Empreendedorismo (Stanford), advogado e Gestor de Políticas Públicas (USP). É presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), Diretor da Confederação Nacional de Serviços (CNS), fundador do Instituto Startups e Head of Public Affairs da Loggi.

cscm21_foto_Zeno Luiz Iensen Nadal

Zeno Nadal

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Especialista em Eficiência Energética pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia - Mestrado Profissional, dos Institutos LACTEC - Curitiba-PR (2016). Atualmente trabalha na COPEL Distribuição S.A., na Superintendência de Smart Grid e Projetos Especiais, em projetos de mobilidade elétrica, armazenamento de energia e geração distribuída.