Em breve os finalistas do Prêmio Mobilidade 2026!
Melhor Distribuidora de Combustível
Melhor Locadora
Melhor Marca de Pneu
Melhor Seguro Auto
Melhor Tag de Pagamento
Fundada em 7 de setembro de 1937, é uma das maiores distribuidoras de combustível do Brasil. Sua rede é formada por cerca de 7,2 mil postos de abastecimento. Além disso, a empresa mantém mais de 1,2 mil lojas de conveniência da rede AmPm, e 1,5 mil pontos de atendimento da Jet Oil, que oferece serviços rápidos de troca de óleo e filtros
Há 112 anos no País, a Shell atua em vários setores dessa cadeia, entre eles o de biocombustíveis, por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes. Suas lojas de conveniência são a Shell Select e Shell Café.
Empresa brasileira que, desde 1971, atua no setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes, e na comercialização de energia. Possui em torno de 8 mil postos no País, mais de 1,4 mil lojas de conveniência BR Mania, e atende cerca de 30 milhões de consumidores mensalmente.
A Localiza&co é a maior rede de mobilidade na América do Sul, presente em seis países, com mais de 600 mil carros em sua frota, cerca de 922 pontos físicos e 21 mil colaboradores. Possui uma plataforma integrada que atende pessoas físicas, empresas e motoristas de aplicativo.
Uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no País. Em março de 2025, possuía uma frota total de 268 mil carros e uma extensa rede de atendimento, com pontos em todos os estados e no Distrito Federal.
Com 53 anos de trajetória no Brasil, a Unidas é uma das maiores empresas de mobilidade do País, com forte presença em capitais e aeroportos. Atualmente opera mais de 220 agências País, contando com mais de 5 mil funcionários e uma frota total superior a 116 mil veículos.
A empresa produz e comercializa pneus para caminhões médios e pesados para os mercados de equipamentos originais e de reposição em todo o mundo. Com sua marca Bandag, fabrica e vende bandas de rodagem para recapagens de pneus para veículos comerciais.
É uma das maiores fabricantes do mundo de pneus para passageiros no mercado de equipamentos originais e de reposição, atuando em 61 países. A empresa também está entre os cinco maiores fornecedores automotivos do mundo, fabricando sistemas de freio, entre outros.
Fundada em Milão em 1872, a Pirelli é uma marca global com produtos para carros, motos e bicicletas. Com mais de 40 anos de experiência no segmento Premium e Prestige, a Pirelli é uma empresa de pneus com um foco no mercado de pneus de alto valor.
Parte do Grupo Bradesco Seguros, a Bradesco Auto é especializada na operação de seguros de automóvel. A área conta uma carteira com mais de 1,6 milhão de veículos segurados e mais de 1,4 milhão de apólices de ramos elementares, com produtos que são referência.
Fundada em 1945, na capital paulista, atualmente é composta por 27 empresas, com aproximadamente 14 mil funcionários, e atua em diversos outros segmentos além de veículos. A companhia é reconhecida como uma das maiores seguradoras do País.
A Tokio Marine Seguradora S.A. é subsidiária do Grupo Tokio Marine, conglomerado japonês fundado em Tóquio em 1879. A empresa chegou ao Brasil em 1959 e hoje é uma das principais Seguradoras do País, com mais de 70 sucursais e mais de 2 mil colaboradores.
A ConectCar é uma empresa de pagamento automático com mais de dez anos de mercado. Está presente em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil e em mais de 1.000 estacionamentos, incluindo shoppings, aeroportos, bancos, parques e hospitais, por exemplo
Empresa pioneira no uso da tag para pagamento automático, com o sistema de identificação inaugurado em 2000. A Sem Parar contabiliza 7 milhões de clientes ativos, além de cerca de 7,3 mil pontos urbanos em sua rede de atendimento.
Criada em 2018, fruto de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Bradesco, a Veloe é uma empresa de pagamento automático. Está presente em 100% das rodovias com pedágios e em mais de 2.350 estacionamentos de shoppings, aeroportos, entre outros locais.
Melhor Scooter
Melhor Moto Urbana
Melhor Moto Trail
Melhor Moto Esportiva
Melhor Moto Estradeira
Melhor Moto Aventureira
Moto do MotoMotor
A scooter aventureira ganhou um novo motor, maior e mais potente, com 160 cc e 16 cv. Equipada com suspensões de curso maior do que outras scooters e pneus de uso misto, a ADV 160 também traz controle de tração, para evitar derrapadas, freios ABS e um painel completo.
A XMax 300 chega para repetir o sucesso do modelo de 250 cc, mas com um motor de maior capacidade e mais potente. Com 300 cc e 27,9 cv de potência, a scooter média da Yamaha também traz um painel duplo com conectividade para smartphones e sistema de navegação.
A scooter média 350E tem design moderno com faróis de LEDs e linhas futuristas. Seu motor produz 37 cv de potência e 3,87 m.kgf de torque, combinado ao câmbio CVT e também conta com controle de tração. Prático e moderno, a scooter é o modelo de 350cc mais vendido da Zontes em 2025.
Moto mais barata da Bajaj à venda no Brasil, a Pulsar N150 chegou para disputar o segmento de motos street de até 160 cc com alguns diferenciais. Além do motor de 14cv, traz farol e lanterna em LED, entrada USB-C e freio a disco com ABS, na roda dianteira.
Moto, e veículo, mais vendido do Brasil, a Honda CG 160 trouxe um design renovado e novas suspensões no modelo 2025. A versão Titan, topo de linha, ainda ganhou farol e lanterna de LEDs, freio a disco nas duas rodas com sistema ABS, na dianteira.
Com linhas angulosas e modernas, a CB 500 2025 também recebeu o famoso sobrenome Hornet. Com motor de dois cilindros, 471 cm³ e 49,6 cv de potência, a CB 500 Hornet ainda traz controle de tração, um grande painel de TFT e iluminação full-LED.
Com a proposta de ser uma “trail urbana”, a Haojue DL 160 troca as rodas raiadas pelas de liga-leve, com aro 17, mas não abandona as suspensões de longo curso e a posição de pilotagem típica das motos trail. Destaque para o farol e lanterna em LEDs e os freios ABS nas duas rodas.
“Renascida” com visual mais moderno, mas mantendo o mesmo espírito trail, a nova Tornado tem como missão repetir o sucesso de sua antecessora. Com motor maior e mais potente: 300 cc e 24,8 cv de potência, o modelo é ideal para rodar no dia a dia e também acelerar na terra.
Além do novo motor Sherpa de 450 cc e 40 cv de potência, a Himalayan 450 tem soluções bem acima da média das concorrentes. Com suspensões robustas, rodas raiadas com pneus sem câmara e o inovador painel “Tripper Dash”, já é o modelo mais vendido da Royal Enfield no Brasil.
Esportiva de 1.000cc mais vendida do Brasil, a S 1000 RR teve seu design renovado, com asas maiores que aumentam o downforce. Entre outras melhorias técnicas, recebeu um novo acelerador eletrônico e passou a contar com sete modos de pilotagem para ajudar a domar os 210 cv de seu motor de quatro cilindros em linha.
Versão mais preparada para as pistas, a Ninja ZX-4RR se destca por sua lista de equipamentos: quickshofter bidirecional, suspensões totalmente ajustáveis e embreagem assistida e deslizante. Isso sem falar no seu motor de quatro cilindros e apenas 400 cc, mas que produz 80 cv de potência máxima!
A Daytona 660 renasceu com motor de três cilindros e proposta de apelo mais racional. Apesar dos bons 95 cv de potência, das suspensões invertidas e dos freios com pinças radiais, o modelo se propõe a ser uma esportiva para o dia a dia. Além disso, deve agradar quem gosta de viajar com emoção.
A Street Glide Ultra substituiu a Ultra Limited como o modelo topo de linha da marca. Equipada com motor V2, arrefecido a líquido, produz 107 cv de potência. Com bancos confortáveis, conjunto de malas de série e muita tecnologia, além de uma central multimídia, modelo foi feito para encarar longas viagens com estilo.
O modelo mais caro da marca indiana no Brasil traz bom acabamento e muitos cromados. Utiliza o conhecido motor bicilíndrico paralelo que gera 47 cv de potência máxima e bom torque para viajar. Entre os destaques estão o conforto do assento da versão de topo e a suspensão dianteira invertida.
Com motor de quatro cilindros, 999 cm³ e 152 cv de potência derivado das superbikes da Suzuki, a GT oferece bom desempenho e conforto para longas viagens. Há vários itens voltados ao conforto, como para-brisa ajustável e painel com conectividade, além de soluções eletrônicas para garantir mais segurança.
Versão mais aventureira da R 1300 GS, a Adventure traz como diferenciais um tanque de maior capacidade, além de mais conforto e tecnologia para viajar. A bigtrail estreou também o novo câmbio automatizado para motos da BMW, que dispensa o uso da embreagem para a troca de marchas.
Entre os destaques da aventureira italiana está o motor V4 de 1.158 cc, que entrega 170 cv - o mais potente entre as bigtrails vendidas no mercado brasileiro. Em sua nova geração, a Multistrada V4S traz atualizações voltadas para quem busca conforto em viagens longas, sem abrir mão do bom desempenho.
O modelo usa um motor de dois cilindros paralelos, 776 cm³ e 84 cv de potência. Equipada com rodas raiadas e aro 21, na dianteira, a V-Strom DE é uma bigtrail focada no uso fora-de-estrada. Além de suspensões robustas e pneus de uso misto, traz controles eletrônicos para aumentar a segurança em longas aventuras.
A Escolha de destaque é feita pelos especialistas do MotoMotor e apresentada no dia da Premiação
Melhor Elétrico até R$ 300 mil
Melhor Elétrico acima de R$ 300 mil
Melhor Híbrido até R$ 300 mil
Melhor Híbrido acima de R$ 300 mil
Melhor Hatch
Melhor Sedã
Melhor SUV
Melhor SUV de luxo
Melhor picape
Carro do Jornal do Carro
Um dos carros elétricos mais poderosos à venda no Brasil, o BYD Seal tem simplesmente 531 cv de potência e 60,1 mkgf de torque máximo, entregando uma aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos. No entanto, tem preço acessível, por R$ 299.800.
O SUV compacto da marca do leão foi renovado há um ano e é o mesmo modelo à venda na Europa. O motor dianteiro gera 158 cv de potência e 26,5 mkgf de torque, e a bateria de 54 kWh agora tem autonomia de 261 km no padrão do Inmetro. O SUV custa R$ 269.990.
Modelo mais acessível da marca sueca, o EX30 custa a partir de R$ 229.950 e é um dos carros elétricos mais modernos no País. A versão de entrada tem 272 cv de potência, e a de topo entrega até 428 cv, com autonomias que vão de 250 km a 338 km pelo Inmetro.
Um dos lançamentos mais recentes da BMW, a nova geração do X2 evoluiu e chegou com a versão elétrica iX2, de desempenho poderoso. São 306 cv e um torque de 50,3 mkgf, com aceleração de 0-100 km/h em 5,6 segundos. A bateria de 64,8 kWh tem alcance de 337 km.
A nova geração do Macan tem uma das plataformas mais poderosas do mundo atualmente, com arquitetura de 800 volts e carregamento ultrarrápido. A versão 4 tem 408 cv e a Turbo chega a incríveis 639 cv de potência. A bateria de 100 kWh rende até 443 km de autonomia.
Lançado no início de 2025, o Volvo EX90 combina alto desempenho, luxo e espaço para 7 passageiros. O seu conjunto elétrico traz dois motores que rendem 517 cv e um torque de 92,8 mkgf. A bateria de 111 kWh alcança 459 km e o 0-100 km/h leva só 4,9 segundos.
Um dos híbridos mais vendidos, o Song Plus ganhou reestilização que deixou em 2025 o visual mais moderno. O seu sistema híbrido recarregável combina motores 1.5 a gasolina e elétrico, e bateria 18,3 kWh com autonomia de 68 km. A potência total é de 235 cv.
Versão mais cara da linha Tiggo 7, a versão plug-in é a única importada da China. O modelo combina motor 1.5 a gasolina com outros dois motores elétricos para gerar potência combinada de 317 cv e 56,6 mkgf de torque máximo. A autonomia elétrica é de 60 km.
Líder da categoria, o Haval H6 se destaca por oferecer diferentes configurações em sua gama. Há versões híbridas completas (HEV) até do tipo plug-in. Além disso, a versão GT de topo de linha tem estilo cupê. O SUV tem preços brigadores e será feito em SP.
Primeiro modelo da submarca de SUVs 4x4 da GWM, o Tank 300 tem visual de jipe e cabine tecnológica. O conjunto plug-in une motor 2.0 turbo a gasolina e elétrico para gerar 394 cv de potência. A autonomia elétrica é de 75 km e vai a 924 km em modo híbrido.
O novo Panamera combina um motor 2.9 V6 biturbo a gasolina com um elétrico para gerar 544 cv e 76,5 mkgf de torque máximo. Assim, faz 0-100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima de 290 km/h. A bateria de 25,9 kWh rende até 63 km em modo elétrico.
Com 7 lugares a bordo, o Volvo XC90 tem um sistema híbrido plug-in dos mais potentes. São 462 cv e 72,3 mkgf de torque máximo gerados pelo motor 2.0 turbo a gasolina aliado a outro motor elétrico. O SUV roda até 47 km em modo elétrico e alcança 550 km híbrido.
Disponível em versões elétrica e a gasolina, com duas ou quatro portas, o Mini Cooper S é o suprassumo inglês com estilo clássico e embalagem moderna. O motor 2.0 turbo rende 204 cv e 30,6 kgfm de torque, com 0-100 km/h em 6,6 segundos e 240 km/h de máxima.
A versão extrema do Corolla é importada do Japão e tem o motor 1.6 turbo de três cilindros mais potente do mundo, com 304 cv e 37,7 mkgf. Com preparação de pista, o hatch acelera de 0-100 km/h em 5,4 segundos e alcança máxima de 230 km/h com câmbio manual.
Depois de ficar 6 anos fora do Brasil, o Golf GTI retorna com sua receita mais clássica. O hatch traz motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv e 37,7 mkgf de torque e acelera de 0-100 km/h em 6,1 segundos. Por dentro, tem bancos em xadrez e multimídia de 12,9”.
Modelo é a nova geração de sedã médio com motor a combustão da Audi, substituindo o A4 no portfólio da marca no Brasil. Chegou ao País em julho em versão única de acabamento com motor 2.0 turbo de 272 cv e tração Quattro repleto de itens de série.
fA nova geração do Série 5 chegou ao Brasil em versão híbrida plug-in repleta de itens de série e pode chegar a 130 km/h. Em modo 100% elétrico, consegue rodar até 26 km/l na cidade graças às baterias de 19,4 kWh - quase o dobro da capacidade da geração anterior.
Sedã médio mais vendido do Brasil por larga margem, o Toyota Corolla consegue se manter no topo do ranking com opções para todos os gostos, com versões com motor a combustão flex e híbrida também flex, além de uma com jeitão esportivo.
Creta passou por uma reestilização no fim de 2024, quando ganhou dianteira e traseira novas e trocou o motor 2.0 aspirado por um 1.6 turbo de 193 cv e câmbio de dupla embreagem. As demais mantiveram o 1.0 turbo de 120 cv.
O Kicks ganhou uma nova geração em abril deste ano, produzida na fábrica da Nissan em Porto Real (RJ). O SUV é totalmente novo, com motor 1.0 turbo de 135 cv compartilhado com a Renault e câmbio de dupla embreagem.
O novo SUV da Volkswagen ocupa o posto de entrada da gama da marca, abaixo de Nivus e T-Cross. Tem opções de motorização 1.0 aspirada e turbo, com câmbio manual e automático, além de itens de série importantes como ACC e 6 airbags.
A nova geração do X3 chegou ao Brasil no início do ano em versão única com motor seis cilindros em linha turbo de 400 cv. O novo SUV é mais moderno, maior e mais potente que o anterior, mas também mais caro, vendido a R$ 625 mil.
SUV alemão é referência em termos de desempenho e comportamento dinâmico. O Cayenne foi atualizado em 2024, quando ganhou painel digital, além de tela para o passageiro da frente. O visual também recebeu mudanças, porém discretas.
O XC60 foi reestilizado para a linha 2026, com retoques sutis no visual e atualizações mais profundas na cabine. O sistema multimídia agora usa Google Automotive e tem telas de melhor qualidade. É um dos híbridos mais vendidos do Brasil.
Ford tem versões híbrida e com motor 2.0 turbo de 253 cv. Na linha 2026 há três versões: Tremor, Lariat Black, e Hybrid. A primeira tem preparação “aventureira”, com pneus lameiros, ganchos para reboque e suspensão elevada.
A Ranger tem versões com tração 4x2, 4x4, motor V6 a diesel, versões para trabalho, para lazer e consegue manter em todas elas um bom balanço entre conforto para os ocupantes, prazer ao dirigir e bom desempenho.
A nova picape intermediária da RAM é um sucesso de vendas e já ganhou um novo motor 2.2 a diesel de 200 cv associado ao câmbio automático de nove marchas no início de 2025. Também tem versões a gasolina de 272 cv e até apelo esportivo.
A Escolha de destaque é feita pelos especialistas do Jornal do Carro e apresentada no dia da Premiação
Um dos objetivos do Prêmio, a cada edição, é valorizar produtos e serviços que tragam valor para a cadeia produtiva e para os usuários finais. E, com isso, fazer com que a mobilidade urbana no País seja mais eficiente e sustentável.
“ O maior e mais importante prêmio do ecossistema de mobilidade do País
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