Entenda como será a condução autônoma nos carros elétricos
Eles estão a caminho: várias marcas já apostam em veículos movidos a bateria e que andam sozinhos
2 minutos, 30 segundos de leitura
15/01/2024
Os carros elétricos representam hoje a alta tecnologia automotiva. Mas os avanços não param por aí: veículos totalmente autônomos, movidos a recursos renováveis, estão a caminho.
Embora a maioria das pessoas associe o recurso aos modelos da Tesla, marcas como General Motors, Toyota, Volkswagen, Mercedes-Benz, Honda, Audi e Volvo estão desenvolvendo carros que dispensam a ação do motorista.
Apesar de não mandatória, a direção autônoma deve caminhar lado a lado com os automóveis elétricos. “As duas tecnologias de ponta serão agregadas no mesmo veículo”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
Lidar: os olhos do carro autônomo
Uma das principais tecnologias usadas para a autonomia veicular é o sensor Lidar (sigla de light detection and ranging, ou detecção de luz e alcance), capaz de medir a distância correta entre diferentes objetos.
Com um sistema de laser, que mapeia o entorno do veículo, o Lidar faz o carro “enxergar”, registrando as variáveis ao redor, cruzando as informações e adotando o melhor comportamento possível para transportar os passageiros até o destino escolhido.
Planos da GM
A General Motors está bem adiantada no desenvolvimento do carro elétrico autônomo. A montadora pretende investir US$ 35 bilhões até 2025 em tecnologias avançadas.
Segundo Elbi Kremer, diretor de Engenharia da GM América do Sul, o sistema começou a ser testado em 2016 com o Chevrolet Bolt EV, modelo 100% elétrico.
“Atualmente, mais de 600 mil quilômetros de rodovias dos Estados Unidos e do Canadá já estão mapeados para o funcionamento do carro autônomo: basta apertar um botão e ele entra em ação sozinho”, afirma Kremer.
O executivo diz que a segurança é prioridade, até para quem está fora do veículo: “O Origin, primeiro veículo elétrico e autônomo da GM, usa algoritmos para prever e responder aos movimentos das pessoas ao redor do automóvel”.
Veja os cinco níveis de autonomia do carro:
- Nível 1. Automóvel com tecnologias de assistência em que o motorista executa a maioria das ações. Um exemplo é o controle de velocidade de cruzeiro.
- Nível 2. A automação começa a aparecer com o controle da aceleração, da frenagem e a indicação de direções. O motorista ainda é responsável pela condução do veículo.
- Nível 3. Direção altamente automatizada, com uso de sensores avançados. A intervenção humana pode se restringir a manobras como a troca de pista, por exemplo.
- Nível 4. O veículo pode dirigir sozinho a maior parte do trajeto e fazer manobras. Mas a área de atuação é mapeada e limitada, e o carro não pode alcançar altas velocidades.
- Nível 5. Automação total. Todos os ocupantes podem desfrutar da viagem com conforto e concentrados em outras tarefas, como reunião de trabalho.
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