HDC: como funciona o Controle Automático de Descida
Sistema funciona sem interferência do motorista e mantém veículo sob controle em declives íngremes
1 minuto, 24 segundos de leitura
24/06/2023
O HDC, sigla de Hill Descent Control, ou Controle Automático de Descida, está cada vez mais presente nos veículos modernos. Sobretudo nos com apelo off-road, o que inclui os SUVs. Como o nome indica, esse recurso é muito útil para encarar trechos íngremes, especialmente em vias de terra e areia, além de grama, por exemplo.
Assim, sua ativação só é recomendada em situações específicas. Conforme Daniel Bassoli, especialista em inspeção veicular, é o caso de locais em que “a inclinação seja a partir de 9% ou 10%”. Para isso, o HDC utiliza sensores e atuadores dos sistemas ABS, de freios, e ESP, de controle de estabilidade.
Como resultado, os freios são acionados automaticamente quando necessário. Para isso, a central eletrônica distribui as forças de frenagem em cada roda de forma individual, de acordo com a necessidade. Segundo Bassoli, o HDC evita o travamento das rodas.
HDC não faz sentido no asfalto
Portanto, os pneus mantêm a aderência e não deslizam sobre o piso. Conforme o especialista, isso facilita a condução e garante a segurança. Bem como o total controle. “Se for sobre piso seco, não faz sentido, já que o asfalto tem atrito maior do que em terrenos fora de estrada”, explica.
Porém, em trechos curtos sobre piso molhado de baixa aderência, como paralelepípedo, por exemplo, o recurso também pode ser útil. Aliás, para ativar o HDC, basta que o motorista pressione uma tecla. Com isso, o carro descerá o trecho em velocidade baixa e constante sozinho. Porém, se o pedal de freio for pressionado, o dispositivo será desligado automaticamente.
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