Logo
Patrocínio
Manter

Cuidados que o condutor deve ter com o óleo do motor

Saiba como verificar o nível e quando é hora de substituí-lo ou complementá-lo

1 minuto, 54 segundos de leitura

19/10/2021

óleo do motor
Foto: Getty Images

É comum que frentistas ofereçam a verificação do óleo durante o abastecimento do carro. Contudo, essa checagem pode ser feita de forma frequente pelo próprio motorista.

Alexandre Galdino, responsável pelo setor de pós-vendas e de suporte ao produto do grupo Stellantis, responde às principais dúvidas que surgem durante o processo:

Quando e como verificar o nível de óleo do motor? 

A recomendação é verificar o nível do óleo do motor uma vez por mês, no mínimo. Para isso, o carro deve estar estacionado em piso plano com motor desligado há, pelo menos, 10 minutos, para que todo o óleo desça para o cárter. 

Então, é preciso retirar a vareta de medição, limpá-la (usando algum pano que não solte fiapos), recolocar no motor e retirar novamente para conferir o nível, que deve estar entre as indicações “mínimo” e “máximo”. 

Galdino dá a dica: “Se o motor estiver frio, não é preciso limpar a vareta antes da verificação, pois todo o óleo já estará na parte baixa do motor.”

É normal o nível do óleo baixar em um motor novo?

O nível do óleo pode baixar, já que se trata de um item de consumo do motor e o lubrificante também evapora, por trabalhar sob altas temperaturas, mas não exageradamente. O consumidor encontra essa informação no manual do proprietário do veículo. 

“Se o nível baixar além da marca ‘mínimo’, pode estar ocorrendo algum vazamento, e o melhor é levar o carro a uma oficina para verificação”, afirma o executivo da Stellantis.

Posso usar qualquer lubrificante para completar o nível de óleo do motor?

Se for necessário completar, o consumidor deve ficar atento às especificações da montadora sobre o lubrificante recomendado, que constam no manual do proprietário, seguindo à risca a orientação (existem fabricantes que indicam até a marca do óleo). 

Quando devo trocar o óleo do motor?A troca do óleo deve ser feita seguindo o planejamento estipulado pela montadora no plano de manutenção do carro. O intervalo para a substituição pode ser por quilometragem rodada ou por tempo.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA