Jogue a primeira pedra quem nunca se irritou ao dirigir à noite e ser ofuscado pela luz do carro que vem atrás. Infelizmente, pela falta de fiscalização, é comum veículos rodarem com faróis desregulados ou irregulares. A solução pode ser um espelho retrovisor eletrocrômico.
“Eu acho muito útil e tenho no meu carro”, afirma Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e proprietária da mecânica Na Oficina, em Belo Horizonte (MG). “O retrovisor eletrocrômico se ajusta automaticamente, evitando o ofuscamento por faróis desregulados, graças a um sensor interno.”
Funciona assim: quando o equipamento “percebe” uma luz intensa, ele escurece e, quando a luz passa, ele volta ao normal.
“Isso traz uma comodidade e uma segurança muito grande ao motorista e, por isso, acho que é muito benéfico ter esse equipamento no carro”, diz Luciana.
Ela, contudo, faz uma observação importante: “É preciso ficar atento, pois existem modelos que dependem do acionamento desse sensor eletrocrômico, enquanto ele é automático em outros. Por conta disso, às vezes, a pessoa tem esse dispositivo no carro e não sabe. Por isso, sempre recomendo conferir o manual do proprietário”.
O proprietário também deve estar atento a eventuais improvisações feitas em lojas de acessórios. “Sempre existe a chance de fazerem alguma ‘gambiarra’ e isso, claro, não é recomendável.”
“Já fiz várias pesquisas sobre o retrovisor eletrocrômico que já vem instalado pela montadora e nunca vi nem ouvi falar de qualquer desvantagem desse equipamento. Acho que vale muito a pena investir em um.”