Quem acompanha a Fórmula 1 sabe bem que a aerodinâmica faz toda a diferença: é ela que ajuda o automóvel a superar a resistência do ar para obter maior velocidade e também garante estabilidade nas curvas. Fora das pistas, no entanto, alterações na carroceria podem não surtir tanto efeito.
De acordo com Luciana Félix, especialista em mecânica automotiva e proprietária da mecânica Na Oficina, em Belo Horizonte (MG), o resultado de apêndices aerodinâmicos dependerá do que o proprietário do automóvel realmente deseja.
“Tanto o spoiler – que geralmente é instalado no alto da tampa traseira em hatches e stations – quanto o aerofólio proporcionam um aspecto mais esportivo ao carro”, afirma.
“No caso do spoiler, ele tem a função de ajudar no desempenho do veículo, fazendo com que o ar flua de maneira mais fácil, reduzindo a turbulência e facilitando com que o carro vença a resistência do ar.”
Só que essa vantagem só será percebida em velocidades mais altas, que podem ser alcançadas em rodovias. No dia a dia, o principal benefício que um spoiler pode trazer a hatchbacks ou station wagons (que não têm o volume do porta-malas) é manter o vidro traseiro limpo com o carro em movimento.
Já a função principal do aerofólio, um tipo de asa instalado na tampa do porta-malas, é criar o chamado downforce, ou seja, fazer com que a aerodinâmica exerça maior pressão sobre a carroceria. Como resultado, o carro fica mais “grudado” ao piso, melhorando a estabilidade.
“Quando instalado em lojas de acessórios, ele acaba sendo meramente decorativo, pois o carro não foi projetado para ter esse item. A montadora faz diversos cálculos e estudos para avaliar o quanto um aerofólio pode contribuir para melhorar o desempenho e a estabilidade do veículo”, explica Luciana Félix.
Mas existe algum risco ao instalar um spoiler ou aerofólio em uma loja de acessórios? A especialista diz que não, mas, obviamente, desde que o serviço seja bem feito.
“No máximo, o que pode ocorrer é o dono do carro se frustrar por ter acreditado que o desempenho do veículo iria melhorar muito”, afirma. “Como a maioria das pessoas que instalam esses itens está interessada em deixar o carro com aspecto mais esportivo, não costuma haver problema.”