Como organizar a bagagem no porta-malas do carro | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Como organizar a bagagem no porta-malas do carro

Por: . 06/06/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Manter

Como organizar a bagagem no porta-malas do carro

Quem tem família grande quer compartimento espaçoso

2 minutos, 20 segundos de leitura

06/06/2022

porta malas lotado
Foto: Getty Images

Quem tem família grande sempre leva em conta o tamanho do porta-malas antes de comprar um carro. O espaço para objetos e bagagem, principalmente durante uma viagem, é muito importante. Trata-se de um item valorizado para a escolha do veículo ideal. 

Enquanto hatches e SUVs proporcionam a modularidade dos bancos rebatíveis, os sedãs agradam a quem busca um porta-malas separado da cabine e de dimensões mais generosas. Mas você sabe como é definida a capacidade do compartimento? 

“O cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, o porta-malas é projetado adotando como base o tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica o engenheiro de mecânica automotiva, Marco Barreto, coordenador do curso de mecânica automotiva da Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

A fórmula altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê, uma bicicleta e objetos maiores.

Segundo o professor, na hora de organizar a bagagem, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas. Isso ajuda na dinâmica veicular e evita que a dianteira do carro e, consequentemente, os faróis, fiquem levemente empinados. 

Sem atrapalhar a visão do motorista

Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira guardar primeiramente as de maior volume, encaixando objetos menores depois. Mas lembre-se: o peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel: “A organização da bagagem pode interferir na característica de dirigibilidade, bem como expor os passageiros a possíveis condições de insegurança.”

Alguns automóveis oferecem ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas, praticidades que facilitam o dia a dia do usuário. Entre os acessórios originais, destacam-se a bolsa organizadora, a rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável. “É uma maneira de jamais levar as bagagens soltas, evitando sua movimentação durante o uso do veículo”, diz o engenheiro.

Embora o aproveitamento do compartimento seja o mais importante para o consumidor, a métrica utilizada para definir o espaço do porta-malas é o volume. Chamado de VDA, o método é amplamente difundido no mercado automotivo. Nele, blocos com um litro de capacidade cúbica são acomodados no porta-malas. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832.

As fabricantes também fazem a medição virtualmente e há depois a validação física. A disposição dos blocos jamais pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro. Obstruir a visão do motorista, nem pensar.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA