Triângulo do carro: veja para que serve e como usar
Item é fundamental para mostrar a outros motoristas que há um veículo parado à frente
1 minuto, 58 segundos de leitura
20/07/2023
O triângulo de sinalização é um equipamento de segurança obrigatório do veículo. O dispositivo está previsto na resolução 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Conforme a legislação, é um “dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo”.
Conforme o professor de Engenharia Mecânica da FEI Jairo de Lima Souza, “a função principal é avisar outros motoristas de que há, na frente, um veículo imobilizado, que quebrou ou enfrentou um acidente”. Porém, o triângulo não deve ser usado isoladamente. “Segundo a legislação, ele atua em conjunto com o pisca-alerta do veículo, que deve estar ligado”, afirma o especialista.
Assim, a resolução 36/98 do Contran descreve a forma de uso do equipamento. Conforme o artigo 1º, o condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência, ou pisca-alerta. Bem como providenciar a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar, a uma distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo parado.
Triângulo do carro é simples e fácil de usar
Da mesma forma, o triângulo também precisa estar em condição de boa visibilidade. Assim como não pode atrapalhar o movimento de outros automóveis. Para medir a distância em relação ao veículo, basta contar 30 passos largos. Essa distância é suficiente para alertar outros motoristas. Dessa forma, eles poderão reduzir a velocidade e mudar de faixa de forma segura.
Fácil de carregar, em geral o triângulo fica guardado no porta-malas do carro. Feito de metal ou de plástico, o dispositivo tem uma face vermelha reflexiva e base pesada, para se manter “de pé”. Dessa maneira, não será derrubado pelo vento nem por eventuais trepidações na via.
Primeiramente, em caso de acidente ou pane do carro, o motorista deve sinalizar acionando o pisca-alerta. Depois, deve posicionar o triângulo atrás do carro, seguindo as instruções previstas na resolução do Contran.
“Em um acidente ou avaria do carro, o motorista precisa se valer de tudo que esteja disponível para sinalizar a obstrução da estrada”, afirma Souza. Assim, vai garantir sua segurança e a dos demais usuários da via até que o veículo seja reparado ou removido.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários