Conduzir um automóvel com câmbio automático é bem mais cômodo e agradável para a maioria dos motoristas, principalmente no trânsito congestionado. Exige apenas a perna direita para acionar o acelerador e o freio.
Contudo, descidas de serra e trechos muito longos em declive ainda causam preocupação a muitos condutores.
O carro pode ficar descontrolado? Devo frear o tempo todo? Os freios podem acabar? Ricardo Dilser, consultor técnico do grupo Stellantis, explica como proceder nesses casos.
“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.
“Se o carro possuir opção de trocas manuais, basta reduzir as marchas (seja deslocando a alavanca, seja acionando uma tecla ou ainda por meio de borboletas junto do volante), como se fosse um veículo com câmbio manual.”
Só é preciso tomar cuidado para não engatar uma marcha muito reduzida incompatível com a velocidade do momento, pois isso pode provocar o travamento das rodas e, em casos extremos, perda de controle do veículo.
Mas, caso o motorista não se sinta à vontade realizando essa operação, basta seguir utilizando o freio normalmente e mantendo o câmbio na posição Drive, já que, de acordo com o consultor da Stellantis, o sistema de frenagem desses veículos está dimensionado para suportar o maior esforço causado pelo freio-motor reduzido.