Contorno Viário de SC reduz em 30% mortes na BR-101/SC

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Contorno Viário de Florianópolis reduz em 30% as mortes na BR-101/SC

Por: Daniela Saragiotto . 18/02/2025

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Frota e Logistica

Contorno Viário de Florianópolis reduz em 30% as mortes na BR-101/SC

Inaugurada em agosto do ano passado, infraestrutura desvia o tráfego de caminhões pesadfos e carretas da rodovia e é considerada uma das maiores da América Latina

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18/02/2025

Contorno Viário de Florianópolis_Foto Divulgação Arteris
Localizado entre as cidades catarinenses de Biguaçu, São José e Palhoça, contorno tem recebido 12.150 veículos por dia. Foto: Divulgação Arteris

Com seis meses de operação, o Contorno Viário de Florianópolis, localizado entre as cidades catarinenses de Biguaçu, São José e Palhoça, alcançou uma redução de 30% nas mortes da BR-101/SC desde sua inauguração.

As informações constam de um levantamento feito pela Arteris, administradora da rodovia, que informa que já passaram pela infraestrutura 1,7 milhão de veículos desde sua inauguração, em 8 de agosto de 2024.

O Contorno é considerado um dos maiores projetos viários da América Latina, com média diária de tráfego de 12.150 veículos. Destes, 52% são veículos pesados e 48% leves, de acordo com a administradora.

“Com a conclusão do Contorno conseguimos transformar um dos maiores desafios logísticos da região em um exemplo de eficiência para o mundo todo”, diz Sérgio Garcia, diretor-presidente da Arteris.

“Hoje, temos motivos concretos para celebrar o impacto positivo do projeto na região. Esses números mostram que o trecho melhorou o fluxo de veículos, como também salvou vidas, um dos nossos principais compromissos”, completa o executivo.

Resultados com a construção do Contorno Viário

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é uma rodovia expressa que liga as cidades de Biguaçu a Palhoça. Seu objetivo principal foi a redução da circulação de aproximadamente 18 mil caminhões e carretas da BR-101/SC. 

Assim, ele desvia o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, organizando o fluxo de caminhões pesados e carretas.

As análises do trânsito, contudo, ainda indicam que motoristas que utilizam a via levam cerca de 40 minutos para atravessar a região. Assim, o tempo de viagem foi reduzido em 50%.

Além da redução de mortes de 30%, outros indicadores mostram que a infraestrutura tem melhorado a segurança.

Assim, o número de acidentes caiu em 13%, principalmente os engavetamentos (49%), colisões laterais (35%) e colisões traseiras (21%).

O levantamento considera dados desde a abertura ao tráfego aos usuários, em 10 de agosto de 2024.

O que compreende o Contorno Viário de Florianópolis

O projeto tem tem 50 quilômetros extensão e recebeu um investimento total de R$ 3,9 bilhões da Arteris.

Também possui seis acessos por trevos, quatro túneis duplos automatizados, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas.

O projeto inclui, também, 25 passagens de fauna para proteção de animais silvestres.

Um dos quatro túneis do Contorno Viário de Florianópolis (SC). Foto: Divulgação Arteris

Assistência aos caminhoneiros

Segundo a Arteris, em abril de 2024 também foi inaugurado o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Santa Catarina numa rodovia federal.

Dessa forma, o local fica no km 220 da BR-101/SC e é destinado exclusivamente aos caminhoneiros.

Ele conta com 43 vagas gratuitas para veículos pesados, pontos elétricos para cargas refrigeradas e espaços com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD).

Como exemplos estão sala de descanso, cozinha, banheiros, chuveiro e sinal de wi-fi.

A Arteris investiu R$17,5 milhões na estrutura. Desde a inauguração, o PPD da Arteris Litoral Sul já atendeu mais de 94 mil profissionais transportadores, uma média de 10 mil por mês.

Dessa forma, a medida atende a Lei Nº 13.103/15 (Lei do Motorista), que dispõe sobre o tempo de descanso obrigatório, pausa essencial para a redução de acidentes nas rodovias.

“O PPD não oferece apenas infraestrutura de qualidade para os caminhoneiros, mas também é uma ferramenta essencial para a segurança nas rodovias brasileiras” diz Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul

Ele explica que a administradora contribui diretamente para a redução de acidentes, uma meta tanto de todo o setor de concessionárias como de órgãos públicos.

Leia também: Modelagem 3D passa a fazer parte de projetos das rodovias concedidas de SP

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