Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Inovação

A mobilete está de volta em versão elétrica

Mobylette, da Caloi, foi sucesso na década de 70 e 80

2 minutos, 22 segundos de leitura

02/07/2022

Por: Redação Mobilidade

mobilete elétrica
Os pneus agora possuem quatro polegadas. Assim, há mais estabilidade, conforto e rendimento. Foto: Divulgação

A mobilete ganhou uma versão elétrica e agora está de volta. Apesar de ter sido um sucesso há mais de 40 anos, a Mobylette, da Caloi, é um ícone até os dias de hoje. O sucesso do modelo foi tanto, que o nome “mobilete” passou a ser usado para a categoria.

Segundo o diretor de marketing da Caloi, Eduardo Rocha, o objetivo foi unir um clássico com o futuro. Ou seja, a famosa Mobylette em uma versão elétrica, seguindo as atuais tendências de mobilidade.

Além disso, a mobilete elétrica agora vem com novidades. O objetivo é que o ciclomotor seja confortável e potente. De acordo com a Caloi, o motor de cubo tem 350W. Não só é possível acioná-lo pedalando, como pelo acelerador integrado. Por sua vez, a autonomia da bateria é de 30 km.

Novidades da mobilete elétrica

Embora a mobilete elétrica tenha alguns detalhes iguais aos da Mobylette antiga, há muita coisa nova. Antes, o modelo era movido a gasolina. Portanto, a propulsão elétrica é a maior diferença.

Os pneus agora possuem quatro polegadas. Assim, há mais estabilidade, conforto e rendimento.

Outra mudança é que a nova Mobylette está no design. Na lateral, está o nome “Caloi” e o acabamento é cromado, com relevo resinado.

Entretanto, as cores lembram o modelo antigo. Por exemplo, a lateral é sóbria, mas os detalhes trazem o vermelho da marca.

Agora, o câmbio traseiro é Microshift, com trocadores de marcha Grip Shift Microshift – 7v. Já o freio é a disco, com sensor de que desliga o motor durante a frenagem.

Por fim, o display traz três níveis de assistência de pedal. Antes, esse tipo de tecnologia não vinha com a mobilete.

Além dos novos itens, o preço também é bem diferente. Hoje, a nova mobilete elétrica tem valor sugerido de R$ 9.199,00.

Mobilete exige carteira de motorista

Apesar de parecer improvável, para andar com a mobilete elétrica da Caloi é preciso habilitação. Contudo, não é necessário ter Carteira Nacional de Motorista (CNH).

Segundo a resolução 947/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o condutor deve ter Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Entretanto, a CNH da categoria A também pode servir para pilotar a Mobylette. Afinal, a mobilete elétrica é um ciclomotor.

Além de ser necessária a carteira, também é preciso emplacar a mobilete elétrica. Caso contrário, há risco de multa e apreensão do veículo.

De acordo com a regra, é preciso colocar a placa em até 15 dias após a emissão da nota fiscal. Quem não cumprir a norma, também leva 7 pontos na CNH.

Por não ser uma bike, a mobilete elétrica também não pode circular em ciclovias ou ciclofaixas. Tampouco podem circular em calçadas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login