Carro por Assinatura: novas empresas aceleram flexibilização de regras
Com aumento da concorrência, companhias passaram a oferecer seminovos e contratos com prazos menores
A modalidade de carro por assinatura tem atraído não apenas novos clientes, que valorizam mais o uso do que a propriedade, mas também novas empresas.
Com isso, ampliaram as opções de modelos (incluindo seminovos) e prazos (mais curtos). É o caso da Awto, empresa fundada no Chile, em 2016, e que chegou a São Paulo no ano passado.
Um dos diferenciais da empresa é o contrato de assinatura flexível, que pode ser feito por mês, batizado de AwtoMeses. Ele possibilita contratação de veículos e motos elétricas em planos mensal, trimestral e semestral, periodicidade menor do que a oferecida na maioria das companhias que atuam no segmento atualmente.
Na maior parte dos casos, os contratos preveem planos de 12 a 48 meses.
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A Awto informa ser possível cancelar o contrato, desde que respeitado aviso prévio de 30 dias. A empresa também concede crédito no valor da assinatura, que pode ser empregado para uso da frota compartilhada, caso o cliente queira um veículo de outra categoria ou enquanto o seu carro estiver em manutenção.
Atualmente, a Awto tem em São Paulo uma frota de 500 unidades, e pretende chegar a 1.700 veículos até o fim do ano que vem. O plano de expansão para 2024 prevê chegar a Campinas, no interior de São Paulo, e Curitiba, no Paraná. A lista de opções tem veículos de quatro rodas – como Jeep Renegade, Chevrolet Onix Plus e Kia Stonic (híbrido) – e também motos e scooters elétricas.
Entre as opções constantes no site da Awto, apenas o Renegade é 0-km, enquanto os demais são veículos seminovos. Outra característica é que todos os modelos são adesivados com a identificação da empresa. De acordo com a Awto, caso o cliente queira um veículo sem adesivos, há uma cobrança de R$ 1.900 pelo serviço, para os contratos abaixo de seis meses. Acima de seis meses não há cobrança. A empresa afirma que não tem registro de rejeição por parte dos clientes quanto à identificação.
No caso das motos e scooters, a mensalidade parte de R$ 1.078, no plano semestral, com franquia de 1 mil km por mês. Para o Jeep Renegade, a parcela no plano semestral é de R$ 3.995, também com franquia de 1 mil km. No plano mensal, o SUV sai por R$ 4.439.
A Turbi é outra empresa que oferece assinatura de curta duração. A empresa tem planos de um mês a um ano. Para o Hyundai HB20, a mensalidade custa R$ 2.399,99 para 30 dias, com franquia de 1.500 km. Para plano anual, as parcelas são de R$ 2.099,99. Segundo a empresa, os preços incluem película escurecida nos vidros e tag para pedágios e estacionamentos, entre outras facilidades.
Aumento de prazo
A Kinto – divisão de mobilidade da Toyota, que completou três anos de atividade no Brasil – informa que detectou uma procura por contratos de assinatura por prazo mais dilatado. De acordo com Roger Armellini, diretor comercial da plataforma, de um ano para cá os clientes passaram a buscar períodos maiores em assinaturas de modelos 0-km, saindo de planos de um ou dois anos para contratos de três anos, por exemplo. “Isso revela que o consumidor está mais confiante para contratar este tipo de serviço, já está mais certo de como a modalidade funciona”, comenta Armellini, que também é diretor de Mobilidade e Transformação Digital da Toyota para América Latina e Caribe.
Denominado Kinto One Personal, o programa de assinaturas da Toyota também passou a oferecer veículos seminovos. Nessa modalidade, os prazos são menores: 12 ou 24 meses. Para os novos, os prazos vão de um a quatro anos, com franquia de quilometragem de 800 km a 1.500 km por mês. De acordo com a empresa, os clientes também contam com diárias flexíveis de outros carros da marca, além do modelo contratado.
Esclareça suas dúvidas
Embora cada empresa tenha regras próprias, em linhas gerais essas são as principais características do carro por assinatura:
O documento fica no nome de quem assina?
Não, o documento permanece no nome da empresa. O usuário estabelece com a empresa um contrato de posse.
O que está incluso nas mensalidades?
Despesas com seguro, licenciamento, IPVA, assistência emergencial e manutenção preventiva.
O que não está incluso nas parcelas?
Manutenções corretivas (quebras, e tudo o que não fizer parte das prescrições de manutenções preventivas), franquias de seguro e multas de trânsito.
O que é necessário para contratar uma assinatura?
Ter habilitação válida. Há empresas que aceitam condutores com 18 anos; outras exigem que o motorista tenha ao menos 21 anos.
O carro pode ser dirigido por outras pessoas?
Sim, desde que a comunicação de motorista adicional seja feita à empresa, no ato do fechamento do contrato ou posteriormente.
Posso utilizar o carro para trabalhar com aplicativo de transporte?
Não. As empresas que oferecem carros para trabalho como aplicativo estabelecem contratos próprios para isso.
O que acontece se eu exceder a quilometragem de franquia contratada?
Todo contrato prevê uma franquia mensal, uma quilometragem inclusa na parcela. Não há problema caso o cliente exceda o limite em um ou mais meses durante a vigência do contrato, desde que o balanço anual ou do total do contrato fique dentro do estabelecido. Caso contrário, a empresa cobrará um valor adicional por km rodado.
Para saber mais sobre a modalidade, acesse o canal Carro por Assinatura.
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