São José dos Campos: até 2026, transporte público da cidade terá apenas ônibus elétricos
Novos veículos começam a chegar na cidade em setembro de 2025; novo sistema contará com expansão de linhas e horários

Na terça-feira, 18, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que vai transformar a frota de ônibus da cidade até 2026. Conforme divulgado pela gestão, o transporte público da cidade contará com 400 ônibus elétricos alugados.
Leia também: Fabricantes de ônibus elétrico dizem que podem suprir a demanda do transporte público de São Paulo
Os primeiros veículos começam a ser entregues em setembro de 2025. Dessa forma, os ônibus elétricos serão a nova a frota, composta de veículos zero quilômetros. “Estima-se que o transporte público deixará de emitir em torno de 85% dos Gases de Efeito Estufa, economizando cerca de 36 mil toneladas de CO2 por ano”, informou a Urbam, empresa responsável pela gestão do contrato de aluguel.
Ônibus elétricos
De acordo com a gestão da cidade, os 400 ônibus elétricos serão de três modelos de diferentes com ar-condicionado, entrada para carregador USB e piso baixo. Portanto, 164 dos veículos serão “básicos”, com capacidade para 70 passageiros. Além disso, 212 unidades serão “Padron”, para 80 passageiros, e 24 articulados, cabendo 120 passageiros cada.
Em setembro deste ano, 20 ônibus elétricos serão entregues, 60 em janeiro, 20 em maio e mais 200 em setembro de 2026. Durante esse período, haverá construção de pátios de carregamento, compra de novos carregadores e publicação da licitação para a operação dos veículos.
Aliás, os novos veículos serão somados aos 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) elétricos já operantes na cidade desde agosto de 2022.
Novo sistema de transporte público com ônibus elétricos
Além da renovação total da frota, São José dos Campos deve ter um novo sistema de transporte público. Para isso, a prefeitura pretende fazer uma reformulação, com revisão da malha de itinerários/linhas, nova bilhetagem e sistema e serviços de comunicação ao passageiro. Também já estão previstos 144 carregadores elétricos para os ônibus, distribuídos em 8 estações pelo município. Além disso, haverá reforma da infraestrutura, com renovação de pontos e terminais.
Conforme a gestão, as contratações serão independentes e trarão mais transparência e controle do recurso público investido. Toda essa operação será determinada pela prefeitura, que estima economizar com energia e manutenção.
Para garantir o funcionamento dos novos ônibus, a empresa Green Energy S.A fornecerá o seguro de garantia de R$ 20,3 milhões.
Energia sustentável
Segundo a prefeitura, o sistema terá três principais formas de energia sustentável. Primeiramente, há o biogás gerado no aterro sanitário cidade. Somado a isso, as outras fontes energéticas são a fazenda fotovoltaica e compra de energia limpa no mercado, além do próprio fornecimento direto pela concessionária de energia.
Mobilidade ativa
A prefeitura da cidade também destaca que incentiva o uso de bicicletas na cidade com um sistema de compartilhamento público integrado ao transporte coletivo. Ou seja, o passageiro poderá pedalar uma das 600 bicicletas do Bike SJC utilizando gratuitamente o cartão do transporte público.
Leia também: Bicicleta e ônibus integrados: saiba como funciona o sistema de São José dos Campos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários