Moto elétrica BMW não precisa de capacete; conheça | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

BMW mostra moto elétrica que se equilibra sozinha e dispensa uso do capacete; conheça

Por: Arthur Caldeira . Há 2 min
Inovação

BMW mostra moto elétrica que se equilibra sozinha e dispensa uso do capacete; conheça

Vision CE, apresentada na IAA Mobility 2025, é visão da BMW sobre o futuro da mobilidade em duas rodas

2 minutos, 10 segundos de leitura

02/09/2025

bmw moto elétrica vision ce
Estrutura em forma de gaiola dispensa o uso do capacete, mas exige que o condutor afivele o cinto de segurança. Fotos: BMW

A BMW mostrou uma moto elétrica que se equilibra sozinha e dispensa o uso do capacete na IAA Mobility 2025. Mais que um salão de automóveis, a feira, que acontece neste ano em Munique, é uma vitrine para conceitos e visões sobre o futuro da mobilidade urbana.

Batizada de BMW Vision CE, a moto se destaca não apenas pelo seu motor elétrico, mas também pela sua estrutura em forma de gaiola (cage).

Moto elétrica tem cara de scooter com monobraço na suspensão traseira

Graças a essa gaiola, o motociclista não precisa usar capacete e nem roupas de proteção, de acordo com a BMW. Embora não tenha de proteger a cabeça, o condutor da moto elétrica BMW Vision CE tem de afivelar um cinto de segurança.

Apesar de parecer inovadora, a ideia não é inédita. A própria BMW lançou uma scooter, a C1, que trazia o mesmo conceito estrutural. Comercializada no início dos anos 2000, a scooter “com capota” da BMW não chegou a ser lançada oficialmente no Brasil.

Imagem gerada por IA mostra moto elétrica da BMW com cara de aventureira

Um dos motivos foi justamente a dificuldade para homologar o modelo como moto, mas sem a necessidade do uso de capacete. À época, a BMW afirmava que pilotar o C1 com o equipamento poderia ser perigoso.

Futuro da mobilidade em duas rodas

Entretanto, a nova BMW Vision CE tem uma gaiola que aparenta ser muito mais leve do que a antiga C1. Baixa e com um design aberto, a estrutura confere uma aparência alongada e dinâmica à moto elétrica que, na verdade, se parece muito com uma scooter. Até mesmo o uso do nome C demonstra isso.

Afinal, em 2014, a BMW foi a primeira fabricante premium a lançar uma scooter elétrica, a BMW C Evolution. Já em 2022, a marca mostrou a inovadora CE 04, veículo que é líder de mercado em seu segmento. No ano passado a marca mostrou a BMW CE 02, um estilo de mobilidade mais casual.

Voltando à nova scooter elétrica conceito, Vision CE é sua função de equilíbrio automático, que permite ao veículo se manter totalmente equilibrado quando parado. A BMW, contudo, não divulgou detalhes de como funciona o mecanismo de auto equilíbrio.

De acordo com a BMW, a Vision CE redefine o prazer de pilotar em duas rodas no ambiente urbano. Trata-se da visão da marca sobre o futuro da mobilidade urbana em duas rodas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login