Conheça a bicicleta elétrica super leve que promete carga completa em 15 minutos | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Conheça a bicicleta elétrica super leve que promete carga completa em 15 minutos

Por: Redação Mobilidade . Há 1 min atrás
Inovação

Conheça a bicicleta elétrica super leve que promete carga completa em 15 minutos

Novo componente na bateria permite mais carga em menos tempo

2 minutos, 15 segundos de leitura

02/09/2025

Startup promete modelo com bicicleta durável e resistente. Foto: Morelle/Divulgação

Uma bicicleta elétrica costuma levar de três a seis horas de carregamento para alcançar a carga total, a depender do tipo e da capacidade da bateria. Mas o novo modelo da startup Morelle anunciado nos Estados Unidos pretende reduzir esse tempo para até 15 minutos. Ou seja: muito mais rápido que qualquer carregamento de smartphones, por exemplo. 

Leia também: Hopper, e-bike coberta que é um triciclo, entra em produção em série

Nascida na Califórnia, a Morelle pretende ser o modelo de bicicleta elétrica com a carga mais rápida do mundo. Além disso, o modelo também faz parte da categoria de modelos super leves, com apenas 13,6 kg totais. 

Bateria e carga rápida

A tecnologia implementada pela empresa é a de baterias com ânodo, eletrodos encontrados em uma célula eletroquímica, que facilitam o fluxo de carga elétrica. Trata-se de uma espécie de central por onde a energia é transmitida, à base de silício.

Assim, a maioria das empresas utilizam, no lugar, o grafite. Segundo a Morelle, o silício tem dez vezes mais capacidade que o grafite, mas costuma ser mais frágil, com menor vida útil. 

A startup promete células de carregamento com capacidade para lidar com alta potência, alta energia e altas taxas de carga, sem comprometer a vida útil da bateria. Até o momento, a Morelle compartilhou que seus modelos terão baterias de 350 watts-hora, com capacidade de carga de 50 amperes. 

Em comparação, a empresa afirma que seus carregadores poderão alimentar as baterias com taxas de 1000 Watts a 1500 Watts, ao contrário dos modelos convencionais atuais, que costumam transmitir em uma taxa de 150 a 300 Watts. 

Os carregadores também terão uma programação específica para enviar diagnósticos aos usuários em tempo real sobre o status da bateria. 

Modelos na rua

Com o rápido carregamento, a empresa espera que seus modelos sejam opções mais viáveis para entregadores, que não podem ficar muito tempo sem seu veículo.

A Morelle já está disponível para encomendas, com produção limitada a mil unidades, inicialmente. O modelo de bicicleta estará disponível apenas nos Estados Unidos, a um preço inicial de 3 mil dólares, cerca de R$ 16 mil na conversão direta.

Leia mais: Bicicletas elétricas: tire suas dúvidas sobre regras de uso e cuidados com o equipamento

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login