Dafra Apache 200 2023 chega às lojas com freio ABS e modos de pilotagem
Modelo street também ganhou sistema de conectividade com smartphones; preço sugerido parte de R$ 18.490; conheça
A Dafra antecipou o lançamento da nova Apache RTR 200, previsto para março deste ano. O modelo 2023 chega às lojas agora em fevereiro com diversas novidades. Além de trocar o sistema combinado de freios pelo ABS só na roda dianteira, a Apache 200 ganhou três modos de pilotagem e conectividade. O preço sugerido parte de R$ 18.490 (sem frete).
Fruto da parceria com a fabricante indiana TVS, a Dafra Apache 200 2023 manteve o design, ciclística e motor do modelo 2022. No ano passado, a moto street de 200 cc trouxe como principal novidade o sistema de iluminação em LED.
Tecnologias inéditas para o segmento
Para este ano, contudo, a Apache 200 traz diversas tecnologias inovadoras e, até então, inéditas no segmento street de baixa cilindrada. A começar pelos modos de pilotagem, que alteram a entrega de potência e a atuação do ABS.
O condutor pode selecionar entre os modos “Sport” (esporte), “Urban” (urbano) e “Rain” por meio de um botão no punho direito da moto. No modo Sport, por exemplo, a moto entrega toda a potência desde as
baixas rotações e a atuação do ABS é menos intrusiva. Já no modo Rain, a potência é entregue de forma mais suave e o ABS fica mais sensível, tudo com o objetivo de oferecer mais segurança no piso molhado.
Apache “conectada”
Outra novidade, inédita nas motos do mesmo segmento, fica por conta da tecnologia Smart
Connect. Por meio do Bluetooth, pode-se conectar a motocicleta ao aplicativo TVS Connect. O app permite que o motociclista tenha acesso a diversas informações e algumas funções do celular, como alerta de SMS e ligações e sistema de navegação.
Além de informações como consumo, velocidade média e máxima, uma função interessante é o alerta de baixo nível de combustível. Nesse caso, o aplicativo indica, inclusive, a rota até o posto de combustível mais próximo. Também é possível definir contatos de emergência para receberem a localização e um alerta no caso de uma pena ou acidente.
“A Apache RTR 200 ABS é a motocicleta de baixa cilindrada com mais tecnologia embarcada. Seus três modos de pilotagem proporcionam escolha de performance e segurança aos usuários, com um sistema ABS que se ajusta para cada condição. O Smart Connect e seus recursos de conectividade oferecem vários benefícios de localização, direcionamento e alertas”, destaca Marcelo Milan, diretor industrial e de engenharia da Dafra.
Apache 200 tem motor de 20,8 cv
Na parte mecânica, a Apache 200 2023, contudo, não traz grandes novidades. Trata-se do mesmo motor de um cilindro, arrefecido a ar com 197,75 cm³ que já equipava o modelo 2022. Com 20,8 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,78 kgf.m de torque a 7.250 rpm, a Apache se posiciona como um meio termo entre as motos de 150 cc e 250 cc.
O câmbio da Dafra de 200 cc tem cinco marchas. O destaque fica para a embreagem assistida e deslizante. O sistema facilita o acionamento do manete e também evita derrapagens da roda traseira em reduções mais bruscas.
Na parte ciclística, o quadro berço duplo não sofreu alterações, assim como as suspensões. O conjunto usa garfo telescópico da marca Showa, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira. Embora não ofereçam regulagens, as suspensões têm acerto mais esportivo, pois são mais duras e menos macias do que outros modelos street, de acordo com a proposta da moto.
A única mudança na parte ciclística da Apache 200 2023 é mesmo o freio ABS. As rodas em liga-leve de 17 polegadas têm freio a disco na frente e atrás, mas o sistema atua apenas na dianteira.
Cores e preços da Apache 2023
Segundo a Dafra, a nova Apache RTR 200 ABS chega às concessionárias da marca agora no início de fevereiro. O modelo terá as mesmas duas opções de cores da versão com freios CBS, o tradicional preto brilhante e azul fosco.
O preço sugerido de R$ 18.490 sem frete é inferior ao preço praticado de modelos concorrentes na faixa entre 150 cc e 160 cc. “Podemos dizer que com a Apache 200 RTR ABS temos um produto com performance de motos de 250cc, tecnologia de alta cilindrada e preços de 150cc”, finaliza José Siqueira, gerente nacional de marcas da Dafra.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários