Buscando sugestões para:


Inovação

Drones, carros elétricos, bikes, simuladores…

Confira as experiências que o evento reserva para os dias 23 a 25 de junho

4 minutos, 21 segundos de leitura

01/06/2022

Por: Daniela Saragiotto

drone
Ver de perto como funciona um drone será uma das atrações do PMU. Foto: Getty Images

Faltam poucos dias para o início do Parque da Mobilidade Urbana, evento que acontece, entre os dias 23 a 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Com entrada gratuita, ele é resultado da parceria do Connected Smart Cities & Mobility com o Mobilidade Estadão e tem como propósito promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias no ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo.

Estão previstas diversas ações interativas para os visitantes, todas gratuitas e a maioria sem a necessidade de agendamento prévio, apenas sujeito à fila de espera. A exceção é o test drive com carros elétricos, que requer agendamento no app do parceiro, com link no site do PMU para validação da Carteira Nacional de Habilitação dos participantes.

Outras atividades oferecidas nos três dias do evento serão test drive, test ride, ação com drones, simuladores de direção de carros, ônibus e caminhões, oficinas, exposições, trajetos monitorados de bicicletas, entre outros. “Nossa intenção é que as pessoas consigam experimentar a mobilidade em seus mais diversos eixos e possibilidades”, diz Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connect Smart Cities & Mobility e do Parque da Mobilidade Urbana. A seguir, algumas dessas atrações

Mobilidade aérea

Haverá a simulação de entrega do iFood com drones, em parceria com a Speedbird Aero. A empresa de mobilidade aérea utiliza um software especializado que faz um planejamento de rotas com navegação segura e uma entrega precisa. Importante reforçar que a empresa possui Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), emitido pela Anac.

Carros elétricos

Uma das ações interativas será oferecer a possibilidade de os participantes dirigirem carros elétricos, entendendo como essas máquinas se comportam.

A ação será viabilizada por meio do app da UCorp Mobilidade ESG e disponível apenas aos inscritos, previamente, pelo site do evento, e envio da CNH, por um link, para a validação pelo parceiro. Quem tiver essa validação poderá fazer o test drive com os carros elétricos disponíveis no evento.

Simulares de ônibus e caminhões

Uma parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) irá possibilitar aos visitantes do PMU experimentar um simulador de direção de ônibus e caminhão, entendendo como é a experiência de conduzir veículos pesados.

Motos e scooters

Haverá test ride de motos e scooters, também, com diferentes marcas e modelos, para os visitantes.

Rádio Ônibus

O PMU contará com um estúdio de rádio, dentro de um ônibus, para os participantes visitarem e conhecerem como funciona uma rádio desse tipo. No local, serão realizadas entrevistas com palestrantes e patrocinadores do evento.

Desafio Multimodal

Com o app Quicko, o desafio será chegar ao Memorial da América Latina utilizando diferentes modais, preferencialmente compartilhados, podendo ser elétricos, ativos e coletivso. Ao final, os participantes irão registrar seu trajeto pelo aplicativo.

Bike

Com o Projeto Bike Arte, o Instituto Aromeiazero vai oferecer oficinas no local para ensinar adultos e crianças a pedalar, além de levar uma exposição de obras com artistas urbanos que fomentam a cultura da bicicleta. E haverá, também, test ride com bicicletas elétricas, além de jogos para o público infantil.

Parceria Bike Anjo

Com a Bike Anjo, os participantes irão aprender como se comportar e conduzir a bicicleta de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de ter noções de mecânica básica para duas rodas por meio de uma oficina.

Também, será realizada a Experiência Intermodal, no sábado (25/6). Serão realizados os Roteiros dos Bondes, que começam fora do centro expandido da capital, com os grupos que seguem, pedalando, até uma estação de metrô. Quem estiver pela vizinhança das estações República e Anhangabaú poderá se encontrar com o grupo e seguir até o Memorial da América Latina. Haverá duas saídas, uma pela manhã, às 9h, com previsão de chegada ao Memorial às 10h, e outra às 14h, com previsão de chegada às 15h.

O Bonde (aglomerado de ciclistas) terá coordenação e monitoria exclusiva das mulheres do Bike Anjo, chamadas de “anjas”, mas a participação é aberta ao público de todos os gêneros. Acesse o site para consultar opções de roteiro nas zonas norte, sul, leste e oeste da cidade.

Waze Carpool

No primeiro dia do evento, ainda será possível pegar uma carona com desconto do Waze. Acesse o site do Parque da Mobilidade Urbana e acompanhe essa e outras promoções e oportunidades.

Parque da Mobilidade Urbana 2022

Local: Memorial da América Latina, Barra Funda, São Paulo (SP)
Quando: De 23 a 25 de junho de 2022

Importante: Nos dias 23 e 24, o horário para o público final será das 15h às 20h; já no dia 25, das 10h às 17h. Mais informações pelo site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br ou https://www.sympla.com.br/evento/parque-da-mobilidade-urbana/1533498

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login