Freios mais eficientes
Desde 2019, todas as motos vendidas no Brasil devem ter sistemas de freio mais seguros, seja combinado, seja antitravamento (ABS)
De acordo com um estudo do Departamento Nacional de Segurança Viária, órgão do governo dos Estados Unidos, em 2009, as motocicletas perderam estabilidade durante a frenagem em 43% dos acidentes com esse tipo de veículo. Outras pesquisas revelam que 47%, ou seja, quase metade das ocorrências evolvendo motos, são causados por frenagem inadequada.
Isso acontece porque operar os freios em uma motocicleta é bem mais complicado do que em um automóvel. Além de terem apenas duas rodas, a grande maioria das motos possui controles separados para os freios dianteiro e traseiro. O dianteiro é, geralmente, controlado por uma alavanca, no lado direito do guidão, e o traseiro, acionado por um pedal, no pé direito do condutor. Em uma frenagem de emergência, o motociclista deve decidir quanta força aplicar em cada controle.
“O que para mesmo a motocicleta é o freio dianteiro”, explica Alfredo Guedes Jr., engenheiro e supervisor de relações públicas da Honda Motos. Entretanto, existe um mito entre os motociclistas menos experientes de que usar o freio dianteiro faz a moto “capotar”, explica ele. Segundo o engenheiro, esse erro decorre do fato de que, nas aulas práticas das motoescolas, o aluno não aprende a usar corretamente o freio dianteiro. “Há casos em que o avaliador reprova o condutor no exame prático, caso ele use o freio dianteiro”, revela. De acordo com Guedes, uma frenagem correta aplica mais força no freio dianteiro e menos intensidade no traseiro para equilibrar a moto.
Para corrigir esse problema comum, os fabricantes criaram o sistema de freios combinado, popularmente conhecido pela sigla CBS (do inglês, combined brake system). “O CBS ajuda o iniciante a fazer uma frenagem mais equilibrada, pois, quando ele aciona apenas o pedal de freio traseiro, o sistema atua também sobre o disco dianteiro, contribuindo para a segurança do motociclista”, explica Guedes.
Sistemas mais eficientes
Com o objetivo de aumentar a segurança dos motociclistas e reduzir os acidentes com motos, desde 2019, todas as motos e scooters vendidas no Brasil são obrigadas, por lei, a ter sistemas de freio mais eficientes.
Para os modelos de até 300 cc, pode ser adotado o CBS ou o antitravamento (ABS, anti-lock braking system). Para motos com motores acima dessa capacidade, o ABS é obrigatório. Enquanto o sistema CBS combina a atuação dos freios dianteiro e traseiro, o ABS evita o travamento das rodas, em uma frenagem brusca, sobre um piso de baixa aderência, como asfalto molhado.
Além de funcionamento distinto, os sistemas servem a públicos diferentes, explica o engenheiro da Honda. “Optamos por instalar o CBS em motos menores justamente para corrigir as falhas de quem está começando; já nas motos maiores, conduzidas por motociclistas mais experientes, o ABS evita que a roda derrape durante a frenagem. Porém, o ABS é melhor, não tem como negar”, declara Guedes. Testes conduzidos pela Honda demonstraram que, em motos com ABS, no caso de frenagem apenas com a roda traseira, a distância até a parada pode ser maior do que sem o sistema.
Atualmente, mesmo motocicletas e scooters de entrada, com 150 cc, estão saindo de fábrica com o sistema ABS, mas apenas na dianteira. Segundo o engenheiro da Honda, é mais suscetível a causar perda de controle durante a frenagem.
Destaques
Apenas 20% das motos vendidas no Brasil têm freio ABS
Fonte: Abraciclo
47% dos acidentes com motos são causados por frenagem inadequada
Fonte: German In-Depth Accident Study (Gidas)
Diferenças entre os sistemas CBS e ABS
CBS – “combina” a frenagem nas rodas dianteira e traseira. O sistema hidráulico ou mecânico distribui a frenagem para a roda dianteira, quando o motociclista pisa apenas no pedal de freio traseiro.
ABS – evita que as rodas travem em uma frenagem brusca. Há sensores que medem a velocidade das rodas e, ao detectar uma diferença grande entre a velocidade delas, alivia a pressão hidráulica nos freios, geralmente a disco, evitando uma derrapagem.
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