Carro elétrico. Hub de recarga aberto em área pública do RJ tem megacarregador de 240 Kw
Situado na Barra da Tijuca, Eletroposto Carioca, da EZ Volt, funciona 24 h e consegue atender até sete carros eletrificados ao mesmo tempo
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As áreas verdes, os condomínios de alto padrão e os shoppings da Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro, ganharam uma companhia diferente no dia 15 de fevereiro.
A EZ Volt, empresa especializada em infraestrutura de recarga, inaugurou o hub de recarga Eletroposto Carioca, com sete vagas para veículos eletrificados e aberto 24 horas por dia em sistema de autoatendimento.
Assim, a estação fica no coração da Barra da Tijuca, no canteiro central da Avenida das Américas (altura do número 6.500), uma das mais movimentadas da cidade. O projeto foi contemplado pelo programa Sandbox Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que visa estimular ações inovadoras na capital fluminense (saiba mais no final desta reportagem).
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Como é o hub de recarga
Implementado em uma área de 200 m2, a EZ Volt montou o eletroposto em dois meses, depois de atender a todos os requisitos técnicos da chamada pública da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Sendo assim, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, a empresa instalou dois equipamentos de recarga ultrarrápida (DC) de 180 kW importados da China, cada um com duas pistolas e plug do tipo CCS2, de padrão europeu.
De quebra, há uma espécie de “bônus”: um ponto de recarga lenta (AC), de 7,2 kW, mais apropriado para automóveis híbridos plug-in. O hub também tem a loja de conveniência “On the go”, para oferecer maior comodidade ao cliente, enquanto aguarda a operação de recarga.
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Megacarregador de 240 kW
No entanto, o principal atrativo do hub é o megacarregador de 240 kW off-grid da BYD, que também pode reabastecer dois automóveis simultaneamente. A parceria com a fabricante chinesa viabilizou a instalação do equipamento, que custa R$ 1,6 milhão.
No sistema off-grid, a rede elétrica injeta energia no banco de baterias interno, que armazena a carga necessária para ser transferida às baterias dos carros dos usuários. Existe a possibilidade de o aparelho receber a energia por painéis fotovoltaicos, solução não adotada pela EZ Volt.
Segundo Gustavo Tannure, CEO da EZ Volt, o contrato de operação do Eletroposto Carioca em uma área da municipalidade é de um ano. “É um ambiente experimental determinado pelo Sandbox. Ao final desse período, se a gestão do espaço estiver em conformidade com o programa, a concessão é estendida por mais tempo”, afirma. A previsão da empresa é que cerca de 300 carros por mês passem pelo eletroposto da Barra.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), presente na inauguração do hub, revela que a intenção de sua administração é expandir o modelo de negócio para outros pontos da cidade. “Não se vira as costas para a transição energética veicular”, destaca. “O Rio vem apresentando crescimento no volume de veículos eletrificados nas ruas e precisamos estar preparados para a demanda.”
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Franquia de hub de recarga
Em 2024, o Rio de Janeiro foi a terceira cidade brasileira que mais registrou emplacamentos de automóveis 100% elétricos e híbridos, com quase oito mil unidades, atrás apenas de São Paulo (24.435) e Brasília (16.061). No entender de Paes, “a oferta do serviço no Rio deve acompanhar lado a lado o crescimento das vendas de veículos”.
O hub começou a operar imediatamente após a cerimônia de inauguração, quando uma série de automóveis importados passou a ocupar as vagas, como Volvo C40 Recharge, Audi e-Tron, Zeekr 001 e BYD Dolphin. A recarga rápida custa R$ 2,50 o quilowatt hora (kWh) e a lenta sai por R$ 2,07 o kWh. A conta pode ser paga pelo aplicativo da EZ Volt.
O Eletroposto Carioca é mais um movimento da EZ Volt de estender sua atuação na eletromobilidade brasileira. Atualmente, a empresa cuida da gestão de 1.600 pontos de recarga e está expandindo o conceito de hub no País. Ela já administra áreas nos bairros paulistanos de Anália Franco e Canindé – que atendem principalmente frotistas –, e nas cidades de Baurei e Sorocaba (SP) e em Volta Redonda (RJ).
De acordo com o diretor da EZ Volt, Diego Duarte, o próximo passo da EZ Volt é selecionar parceiros interessados em trabalhar no modelo de franquia. Dessa forma, outros empresários poderão instalar estações de recarga usando a marca EZ Volt em suas instalações, medida que poderá alavancar ainda mais a expansão da infraestrutura de recarga em diversas cidades. “Hoje, com investimento inicial de R$ 600 mil, já é possível trabalhar com a franquia da EZ Volt”, completa.
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Sandbox Rio estimula ações de empreendedorismo
A EZ Volt vislumbrou a construção de um hub de recarga em área pública a partir do momento em que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico criou, em 2023, o programa Sandbox Rio. Trata-se de uma iniciativa regulatória que incentiva a execução de novas tecnologias, produtos e serviços inovadores, a fim de estimular o empreendedorismo e auxiliar o crescimento econômico da cidade.
“O Rio de Janeiro sempre apoiou a pesquisa e o desenvolvimento”, diz o prefeito Eduardo Paes. “Com o Sandbox, a mensagem que transmitimos é: ‘vocês, inovadores, venham cá, porque queremos trabalhar junto de vocês.’”
No caso do Eletroposto Carioca, a EZ Volt foi a vencedora depois superar várias etapas e vencer a concorrência de empresas que atuam na eletromobilidade. Paes afirmou que deseja ver a experiência replicada em outros bairros do Rio de Janeiro.
Com a abertura da estrutura da Barra da Tijuca, a EZ Volt acredita ter se credenciado para administrar outras estações de recarga no Rio. Alguns projetos que também receberam o aval do Sandbox Rio dizem respeito à utilização de drones e robôs para fazer entregas de produtos comprados por meio de aplicativos e um projeto de fazenda urbana dentro de contêineres, trazendo para a cidade produtos naturais sem agrotóxicos.
*O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da EZ Volt
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