Hub de recarga aberto no RJ tem megacarregador de 240 Kw

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Carro elétrico. Hub de recarga aberto em área pública do RJ tem megacarregador de 240 Kw

Por: Mário Sérgio Venditti* . Há 1 dia atras
Inovação

Carro elétrico. Hub de recarga aberto em área pública do RJ tem megacarregador de 240 Kw

Situado na Barra da Tijuca, Eletroposto Carioca, da EZ Volt, funciona 24 h e consegue atender até sete carros eletrificados ao mesmo tempo

5 minutos, 27 segundos de leitura

18/02/2025

Em área pública de 200 m2, o Eletroposto Carioca é o primeiro na cidade que, em 2024, vendeu quase oito mil carros eletrificados. Foto: Marcos Theodoro

As áreas verdes, os condomínios de alto padrão e os shoppings da Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro, ganharam uma companhia diferente no dia 15 de fevereiro.

A EZ Volt, empresa especializada em infraestrutura de recarga, inaugurou o hub de recarga Eletroposto Carioca, com sete vagas para veículos eletrificados e aberto 24 horas por dia em sistema de autoatendimento.

Assim, a estação fica no coração da Barra da Tijuca, no canteiro central da Avenida das Américas (altura do número 6.500), uma das mais movimentadas da cidade. O projeto foi contemplado pelo programa Sandbox Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que visa estimular ações inovadoras na capital fluminense (saiba mais no final desta reportagem).

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Como é o hub de recarga

Implementado em uma área de 200 m2, a EZ Volt montou o eletroposto em dois meses, depois de atender a todos os requisitos técnicos da chamada pública da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sendo assim, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, a empresa instalou dois equipamentos de recarga ultrarrápida (DC) de 180 kW importados da China, cada um com duas pistolas e plug do tipo CCS2, de padrão europeu.

De quebra, há uma espécie de “bônus”: um ponto de recarga lenta (AC), de 7,2 kW, mais apropriado para automóveis híbridos plug-in. O hub também tem a loja de conveniência “On the go”, para oferecer maior comodidade ao cliente, enquanto aguarda a operação de recarga.

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Megacarregador de 240 kW

No entanto, o principal atrativo do hub é o megacarregador de 240 kW off-grid da BYD, que também pode reabastecer dois automóveis simultaneamente. A parceria com a fabricante chinesa viabilizou a instalação do equipamento, que custa R$ 1,6 milhão.

No sistema off-grid, a rede elétrica injeta energia no banco de baterias interno, que armazena a carga necessária para ser transferida às baterias dos carros dos usuários. Existe a possibilidade de o aparelho receber a energia por painéis fotovoltaicos, solução não adotada pela EZ Volt.

Segundo Gustavo Tannure, CEO da EZ Volt, o contrato de operação do Eletroposto Carioca em uma área da municipalidade é de um ano. “É um ambiente experimental determinado pelo Sandbox. Ao final desse período, se a gestão do espaço estiver em conformidade com o programa, a concessão é estendida por mais tempo”, afirma. A previsão da empresa é que cerca de 300 carros por mês passem pelo eletroposto da Barra.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), presente na inauguração do hub, revela que a intenção de sua administração é expandir o modelo de negócio para outros pontos da cidade. “Não se vira as costas para a transição energética veicular”, destaca. “O Rio vem apresentando crescimento no volume de veículos eletrificados nas ruas e precisamos estar preparados para a demanda.”

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Gustavo Tanure, CEO da Ez Volt
Gustavo Tannure, CEO da EZ Volt, utiliza equipamento da BYD: modelo de franquia à vista. Foto: Marcos Theodoro

Franquia de hub de recarga

Em 2024, o Rio de Janeiro foi a terceira cidade brasileira que mais registrou emplacamentos de automóveis 100% elétricos e híbridos, com quase oito mil unidades, atrás apenas de São Paulo (24.435) e Brasília (16.061). No entender de Paes, “a oferta do serviço no Rio deve acompanhar lado a lado o crescimento das vendas de veículos”.     

O hub começou a operar imediatamente após a cerimônia de inauguração, quando uma série de automóveis importados passou a ocupar as vagas, como Volvo C40 Recharge, Audi e-Tron, Zeekr 001 e BYD Dolphin. A recarga rápida custa R$ 2,50 o quilowatt hora (kWh) e a lenta sai por R$ 2,07 o kWh. A conta pode ser paga pelo aplicativo da EZ Volt.

O Eletroposto Carioca é mais um movimento da EZ Volt de estender sua atuação na eletromobilidade brasileira. Atualmente, a empresa cuida da gestão de 1.600 pontos de recarga e está expandindo o conceito de hub no País. Ela já administra áreas nos bairros paulistanos de Anália Franco e Canindé – que atendem principalmente frotistas –, e nas cidades de Baurei e Sorocaba (SP) e em Volta Redonda (RJ).

De acordo com o diretor da EZ Volt, Diego Duarte, o próximo passo da EZ Volt é selecionar parceiros interessados em trabalhar no modelo de franquia. Dessa forma, outros empresários poderão instalar estações de recarga usando a marca EZ Volt em suas instalações, medida que poderá alavancar ainda mais a expansão da infraestrutura de recarga em diversas cidades. “Hoje, com investimento inicial de R$ 600 mil, já é possível trabalhar com a franquia da EZ Volt”, completa.

Leia também: As diferenças na manutenção entre carros elétricos e híbridos

Sandbox Rio estimula ações de empreendedorismo

A EZ Volt vislumbrou a construção de um hub de recarga em área pública a partir do momento em que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico criou, em 2023, o programa Sandbox Rio. Trata-se de uma iniciativa regulatória que incentiva a execução de novas tecnologias, produtos e serviços inovadores, a fim de estimular o empreendedorismo e auxiliar o crescimento econômico da cidade.

“O Rio de Janeiro sempre apoiou a pesquisa e o desenvolvimento”, diz o prefeito Eduardo Paes. “Com o Sandbox, a mensagem que transmitimos é: ‘vocês, inovadores, venham cá, porque queremos trabalhar junto de vocês.’”

No caso do Eletroposto Carioca, a EZ Volt foi a vencedora depois superar várias etapas e vencer a concorrência de empresas que atuam na eletromobilidade. Paes afirmou que deseja ver a experiência replicada em outros bairros do Rio de Janeiro.

Com a abertura da estrutura da Barra da Tijuca, a EZ Volt acredita ter se credenciado para administrar outras estações de recarga no Rio.   Alguns projetos que também receberam o aval do Sandbox Rio dizem respeito à utilização de drones e robôs para fazer entregas de produtos comprados por meio de aplicativos e um projeto de fazenda urbana dentro de contêineres, trazendo para a cidade produtos naturais sem agrotóxicos.

*O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da EZ Volt

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