Hyundai apresenta carro que anda de lado, gira e dispensa baliza | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Hyundai apresenta carro que anda de lado, gira e dispensa baliza

Por: Redação, Com Jorge Carrasco, especial para o Jornal do Carro . 02/11/2021
Inovação

Hyundai apresenta carro que anda de lado, gira e dispensa baliza

Tecnologia e-corner, criada pela divisão de mobilidade da Hyundai, permite girar as rodas em até 90 graus e poderá ser aplicada nos carros

1 minuto, 18 segundos de leitura

02/11/2021

Por: Redação, Com Jorge Carrasco, especial para o Jornal do Carro

Conceito M.Vision 2Go traz a última geração do módulo e-corner, criado pela Hyundai Mobis e que permite girar as rodas em 90 graus Crédito:Hyundai Mobis/Divulgação

As novas plataformas modulares para carros elétricos abriram um leque de possibilidades. E uma delas é “andar de lado”. É o que faz o sistema e-corner, apresentado pela Hyundai Mobis, divisão de tecnologias de mobilidade da marca sul-coreana. O novo módulo permite que os veículos girem as rodas no mesmo eixo, para andar de lado.

A tecnologia consiste em um módulo independente instalado dentro das rodas. Ele rotaciona cada uma delas em até 90 graus. Dessa forma, permite ao veículo deslocar-se lateralmente. E elimina a necessidade de baliza nos carros elétricos do futuro. O módulo poderá ser aplicado em grande variedade de modelos, desde compactos a SUVs maiores.

A tecnologia surgiu na CES de 2018, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA). Contudo, desde então, recebeu aprimoramentos para aplicação nos automóveis. O desenvolvimento incluiu a criação de uma unidade de controle eletrônico (ECU) para os módulos e-Corner, bem como a realização de testes.

Hyundai Mobis
Hyundai Mobis/Divulgação

Gira até 90 graus

Enquanto as versões iniciais conseguiam uma rotação de 30 graus, o módulo e-Corner agora gira até 90 graus. Isso não só permite que os carros antem de lado, como também possibilita que girem em torno do próprio eixo.

Os próximos passos incluem um estudo de viabilidade para a produção em massa. Se tudo correr bem, a Hyundai pretende desenvolver uma plataforma com quatro módulos e-corner até 2023. E integrar a tecnologia aos sistemas de direção autônoma até 2025.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login