Hyundai cria mobilidade subterrânea autônoma
HMG Smart City Master Model foi lançado em Cingapura
As smart cities não fazem mais parte de um futuro distante. O Grupo Hyundai Motor (HMG) lançou, no início de agosto, o HMG Smart City Master Model, que foi apresentado na Cúpula Mundial das Cidades de 2022, em Cingapura.
Segundo o grupo, o modelo mostra a visão da empresa com relação às cidades inteligentes. E será um guia para a criação de soluções em mobilidade inteligentes. Ou seja, com base no projeto, será possível criar veículos e reorganizar as vias das metrópoles.
A smart city da Hyundai possui um formato de colmeia, com a superfície centrada no ser humano, e o subterrâneo, na funcionalidade. De acordo com a empresa, a filosofia dessa cidade inteligente é “centrada no ser humano, coexiste com a natureza e abraça o futuro”.
No subsolo, terá uma infraestrutura viária, e a conexão será feita de forma autônoma. Com isso, a ideia é levar todos os bens e serviços por vias subterrâneas. Os veículos autônomos vão até o centro logístico de cada região e, depois, os robôs farão entregas de produtos.
Energia elétrica gerada por hidrogênio
Já para as pessoas, o projeto inclui os eVTOLs, veículos elétricos com decolagem e pouso verticais. Para pousar e decolar, os passageiros vão usar torres residenciais e comerciais.
A cidade inteligente, também, prevê a geração de energia elétrica por meio de hidrogênio. Afinal, um dos objetivos é garantir que a smart city seja neutra em carbono. Na prática, o hidrogênio vai alimentar os prédios por meio de geradores de células de combustível. E, com isso, será possível reduzir bastante os níveis de emissão de poluentes.
Segundo a empresa, os edifícios são divididos em três seções com base na densidade populacional: alta, média e baixa. Assim, a densidade diminui perto de parques e florestas ao redor do centro, permitindo aos moradores uma visão desobstruída da natureza de qualquer lugar da cidade.
Já os edifícios são organizados dentro dessas seções de acordo com sua finalidade. Por exemplo, os marcos da cidade estarão na zona de alta densidade. Por sua vez, as infraestruturas de segurança estarão localizadas na área de média densidade, “permitindo acesso, sem esforço, a qualquer lugar”.
Enquanto os projetos de cidades inteligentes não entram em vigor, a empresa já está tirando alguns planos do papel. A Motional, joint venture da Hyundai, prevê iniciar a venda de robotáxis a partir de 2023. Já a Supernal, que é subsidiária de mobilidade aérea, pretende comercializar o eVTOL após 2028.
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