IA é presente e futuro das viagens rodoviárias no Brasil, aponta pesquisa
A confiança na inteligência artifical para recomendações de viagem chegou a 55%, superando a humana (36%), revela pesquisa da ClickBus

A inteligência artificial (IA) já está moldando o presente e promete transformar o futuro das viagens rodoviárias no Brasil. De acordo com pesquisa da ClickBus, 84% dos viajantes já utilizaram alguma ferramenta com IA, muitas vezes sem perceber. Além disso, 55% afirmam confiar em recomendações feitas por essa tecnologia. O número supera a confiança depositada em atendentes humanos desconhecidos (36%), embora ainda fique atrás de parentes e amigos (76%).
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IA para viagens mais eficientes e personalizadas
Entre as maiores frustrações citadas pelos passageiros de ônibus estão a falta de previsibilidade (59%). Seguida de dificuldade para comparar rotas e horários (48%) e problemas com cancelamentos (44%). Aliás, é justamente nesses pontos que os viajantes esperam mais da inteligência artificial. A pesquisa aponta as demandas: prever atrasos (prioridade de 8,4 em escala de 10), enviar avisos sobre embarques e paradas (7,8) e oferecer atendimento ágil (7,5).
“Acreditamos que o mercado está evoluindo rapidamente e que a IA tem papel essencial para resolver as principais dores dos passageiros. A IA ideal para viagens rodoviárias é aquela que antecipa, informa e age com atualizações em tempo real”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus.
Investimento em IA conversacional
Para atender às expectativas dos usuários, a ClickBus está investindo R$ 15 milhões no desenvolvimento de ferramentas de IA em 2025. Portanto, entre as soluções está um assistente de viagem conversacional que permite interações por linguagem natural. Por exemplo: “quero ir para o Rio de Janeiro com R$ 100” ou “posso viajar com meu cachorro?”.
“Nós desafiamos nossos times a revolucionar a experiência de viajar de ônibus com IA, desde recomendações até o embarque. O passageiro poderá, por exemplo, acompanhar e compartilhar o trajeto em tempo real apenas conversando com a IA”, explica Caio Tozzini, diretor de produto da ClickBus.

Perfil e percepção dos usuários
O levantamento foi feito com mil clientes da ClickBus em julho de 2025. A maioria é composta por mulheres (55%), com renda de até R$ 4 mil (58%) e idade entre 18 e 43 anos (50%). Entre os respondentes, 87% acreditam que a IA ajuda a poupar tempo e 85% reconhecem que ela facilita o dia a dia.
Ainda assim, há receios. A maior parte das preocupações está relacionada à segurança e à desinformação. Dessa forma, 73% temem golpes, 66% não conseguem distinguir o que é real ou gerado por IA, e 63% apontam uso indevido de dados. A resistência ao uso da tecnologia é maior entre os Baby Boomers (53% conhecem IA) e entre mulheres (60% têm receio de que a IA prejudique quem não domina o uso).
Praticidade acima de tudo
O uso da IA já é frequente: 81% usam ferramentas para estudar ou planejar, 71% utilizam busca por voz e 69% passaram por atendimento automatizado. A maior adesão acontece quando a tecnologia está embutida em experiências comuns, como sugestões de conteúdo ou alertas de viagem. Além disso, oferece praticidade real. Para 68% dos entrevistados, economizar dinheiro seria o principal motivo para usar IA com frequência no planejamento de viagens.
“O estudo mostra que os viajantes valorizam simplicidade e resolução de problemas. IA invisível e funcional tende a ter maior adesão do que soluções complexas”, resume Michele Xavier, diretora de marketing da ClickBus.
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