Iniciativas que transformam
Prêmio Vozes da Mobilidade reconhece vencedores em cinco categorias
Prestigiar iniciativas de destaque nas categorias Diversidade, Inclusão, Novas Tecnologias, Inovação e Mobilidade Consciente pelo País. Esse é objetivo do Prêmio Vozes da Mobilidade 2022, realizado pelo segundo ano consecutivo, cujos vencedores foram anunciados, sexta-feira 20 de maio, no quinto e último dia do Summit Mobilidade 2022, realizado pelo Estadão. Confira os dois primeiros lugares de cada categoria.
Inclusão e oportunidades no mercado de trabalho
O ganhador foi a Bicicletaria Cultural, com a Entrega Amiga, um serviço de apoio a ciclistas em Curitiba (PR) que teve início antes da pandemia. “A iniciativa de impacto social atendeu às necessidades da comunidade de ciclistas entregadores com diversos serviços de apoio, ponto de encontro, compartilhamento de ferramentas, entre outros, além de refeitório e almoço em marmitas”, diz Patrícia Valverde, fundadora da Bicicletaria Cultural. Na segunda posição ficou a Mobye, com o projeto Favela Xpress, que disponibiliza bicicletas na favela de Paraisópolis (SP) para que um grupo de profissionais possa fazer entregas a locais em que, normalmente, os e-commerces não chegam.
Inovação
O primeiro lugar coube ao projeto Bikes for the Planet, da Tembici. Trata-se da doação para a prefeitura de São Paulo dos créditos de carbonos gerados pelo uso das bicicletas do Bike Sampa. “Estou muito feliz de representar a empresa, neste prêmio, com o projeto que, de forma significativa, colabora com o planeta que queremos no futuro”, disse Carolina Rivas, CIO da Tembici. O Superparking ficou com o segundo lugar, com um aplicativo que faz a reserva de vagas de estacionamento com desconto para os usuários.
Novas Tecnologias de Mobilidade
O vencedor foi o Whatsapp Autopass, que simplificou o sistema de bilhetagem e meios de pagamento no transporte público, com o uso do aplicativo de mensagens para compra de bilhetes. “Foi um projeto muito desafiador, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao simplificar a mobilidade urbana”, diz Bruno Tsuyama, gerente executivo de negócios da Autopass. Em segundo lugar ficou a Taksin, com uma tecnologia que conecta os taxímetros ao seu aplicativo por meio de um equipamento instalado nos veículos.
Diversidade É Meu Lema
O ganhador foi a campanha de combate ao racismo da Uber, que usa, em diversas peças, frases e situações vividas por motoristas, parceiros e usuários do app em seu cotidiano. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento por nossa campanha focada em educação antirracista, que exprime um posicionamento muito claro da empresa nesse tema”, afirma Crislaine Costa, gerente de comunicação e líder do grupo de afinidades para pessoas negras, no Brasil. Em segundo ficou o Metrô do Rio de Janeiro, com o programa Jovens Aprendizes Mulheres, específico para o público feminino.
Mobilidade Consciente
O primeiro lugar ficou a prefeitura de Fortaleza, com o Reciclo, projeto que disponibiliza triciclos elétricos para catadores de lixo da cidade. “Agradecemos ao Estadão pelo reconhecimento das nossas políticas públicas de mobilidade urbana. Esse projeto beneficia centenas de catadores todos os dias”, diz Vitor Macedo, vice-presidente da Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação de Fortaleza. A Tembici ficou com a segunda posição, com o serviço de bikes compartilhadas na América Latina.
Nossos agradecimentos a todos os participantes e parabéns aos vencedores.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários