‘Jipinho’ com motor de moto a hidrogênio disputará o Rally Dakar 2024
Motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc foi desenvolvido em parceria pelas quatro grandes fabricantes japonesas de motocicletas – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha
2 minutos, 1 segundo de leitura
19/10/2023
As quatro grandes fabricantes japonesas de motos participarão do Rally Dakar 2024, que acontece em janeiro na Arábia Saudita, com um motor de 1.000 cc movido a hidrogênio. Criado em parceria por Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, o inovador quatro cilindros em linha, contudo, não irá equipar uma moto.
Apesar de ter sido desenvolvido para um veículo de duas rodas, o motor a hidrogênio irá equipar um UTV, espécie de “jipinho” de competição. Chamado de HySE-X1, o veículo representará a HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology). Trata-se de uma associação, criada em maio passado pelas quatro grandes japonesas, além da Toyota, para desenvolver motores a combustão interna movidos a hidrogênio.
Leia mais sobre o uso de hidrogênio no futuro da mobilidade aqui.
O jipinho X1, entretanto, não disputará as principais categorias do rali mais difícil do mundo. O UTV participará da Mission 1000, parte do Programa Dakar do Futuro. Uma iniciativa dos organizadores para incentivar os fabricantes de automóveis a desenvolverem tecnologias neutras em carbono.
Segundo as empresas, participar da prova dará a oportunidade de estudar o desempenho do motor a hidrogênio em condições ambientais adversas. “A nossa principal razão para participar do Rally Dakar é dar-nos a oportunidade de divulgar os resultados da nossa pesquisa. Além disso, poderemos identificar potenciais problemas e refinar a nossa tecnologia para resolver os temas técnicos necessários para o estabelecimento de pequenas motores a hidrogênio o mais rapidamente possível”, afirmou Kenji Komatsu, presidente da HySE. Komatsu também é diretor executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co.
Como é o UTV a hidrogênio
O X1 usa um chassi construído pela belga Overdrive Racing, empresa parceira da HySE. O chassi do UTV foi modificado para acomodar um tanque de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de combustível.
Alimentando-o está o motor movido a hidrogênio para motocicletas que a HySE utiliza atualmente em suas pesquisas. Um dos maiores desafios do combustível, o reabastecimento e transporte do hidrogênio, porém, ficarão a cargo da equipe Overdrive Racing.
Ficha técnica
HySE-X1 com motor movido a hidrogênio
Dimensões: Comprimento × largura × altura: 3.530 mm × 2.070 mm × 1.700 mm
Peso: Aprox. 1.500 kg
Motor: quatro cilindros em linha superalimentado, refrigerado a líquido, 4 tempos, DOHC, 16 válvulas
Capacidade cúbica: 998 cm3
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários