Japoneses apostam em motos a hidrogênio | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki se unem para fazer moto a hidrogênio

Por: Arthur Caldeira . 17/05/2023
Inovação

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki se unem para fazer moto a hidrogênio

Gigantes japonesas criam associação para a pesquisa e o desenvolvimento de pequenos motores de combustão interna movidos a hidrogênio; entenda

3 minutos, 45 segundos de leitura

17/05/2023

Por: Arthur Caldeira

japoneses se unem para criar motores a hidrogênio
Kawasaki, Suzuki, Honda e Yamaha criaram associação para desenvolver motores movidos a hidrogênio. Foto: Divulgação/Honda

As quatro grandes fabricantes japonesas de motocicletas se uniram com o objetivo de desenvolver motos a hidrogênio. Kawasaki, Suzuki, Honda e Yamaha receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar uma associação de pesquisa tecnológica chamada HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology) para desenvolver motores movidos a hidrogênio para “pequenas mobilidades”. Segundo o comunicado das empresas, enviado à imprensa, “pequenas mobilidades” são motocicletas, miniveículos de origem japonesa, pequenas embarcações marítimas, equipamentos de construção, drones, etc.

Afinal, as gigantes japonesas não enxergam apenas as motos elétricas como a única forma de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Ainda de acordo com as empresas, “para descarbonizar a sociedade, é necessária uma estratégia múltipla para abordar as questões no setor de mobilidade, ao invés de focar em uma única fonte de energia”. Dessa forma, a associação acredita que a pesquisa e o desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, considerada uma fonte de energia limpa, ganham força.

Uso do hidrogênio apresenta desafios técnicos

Apesar de ser considerada uma fonte de energia de última geração, o uso do hidrogênio tem alguns desafios técnicos. Entre eles, estão a alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que resultam em combustão instável, além da capacidade limitada do tanque de combustível no caso de veículos pequenos.

Além das quatro fabricantes de motocicletas, a divisão Heavy Industries da Kawasaki e a Toyota participam da iniciativa

Para resolver essas questões, os membros da HySE afirmam que irão conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina. Justamente por isso, formaram a associação para trabalhar em conjunto a fim de estabelecer um padrão de design para pequenos motores usados em motos a hidrogênio.

Embora admitam os desafios de se usar hidrogênio, as fabricantes japonesas reforçam sua crença de que seria possível criar motores de combustão interna não poluentes. “Há muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com a missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”, declarou Kenji Komatsu, presidente indicado da HySE e diretor executivo do centro de pesquisa e desenvolvimento técnico da Yamaha Motor.

Papel das empresa na criação de motores a hidrogênio

Além da dificuldade de criar um motor a hidrogênio, os sistemas de abastecimento e de fornecimento representam desafios para o uso do gás como combustível. Entretanto, a Kawasaki, por meio da sua matriz, já testa navios e tubulações para transportar o gás e criar uma cadeia de fornecimento. Assim como a Yamaha já desenvolveu até um motor V8 a hidrogênio, usado em um carro da Toyota.

O esforço das fabricantes japonesas para desenvolver motos a hidrogênio também terá apoio de outras empresas. Além dos quatro membros plenos já citados,, a Kawasaki Heavy Industriese a Toyota Motor Corporation apoiam a associação como membros especiais. A cargo da divisão de indústria pesada da Kawasaki Heavy Industries ficará as pesquisas para criar uma cadeia de Fornecimento de Hidrogênio sem CO2. Já a Toyota utilizará seu know-how em experimentos, análises e no projeto de grandes motores a hidrogênio para veículos de quatro rodas.

Principais áreas de pesquisa e desenvolvimento e o papel de cada empresa:

  • Pesquisa sobre motores movidos a hidrogênio
  • Pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio (Honda)
  • Estudo de elementos sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogênio (Suzuki)
  • Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio em sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade (Yamaha Motor, Kawasaki Motors)
  • Estudo do sistema de reabastecimento de hidrogênio
    Estudar os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e tanques de hidrogênio para pequena mobilidade (Yamaha)
  • Estudo do sistema de abastecimento de combustível
    Estudar os equipamentos necessários para um sistema de abastecimento de combustível e tanques, e os equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor (Kawasaki)

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login