Moto a hidrogênio da Kawasaki em ação; assista | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Moto a hidrogênio da Kawasaki roda pela primeira vez em público; assista

Por: . 31/07/2024
Inovação

Moto a hidrogênio da Kawasaki roda pela primeira vez em público; assista

Modelo tem motor de combustão interna que usa gás como combustível e solta ‘água’ pelo escapamento

2 minutos, 4 segundos de leitura

31/07/2024

Moto a hidrogênio da Kawasaki
De acordo com a fabricante japonesa, modelo deve chegar ao mercado no início dos anos de 2030. Fotos: Kawasaki Motors/Divulgação

A Kawasaki realizou a primeira demonstração pública da sua moto a hidrogênio. Equipada com um motor de combustão interna, que queima hidrogênio, a moto rodou, pela primeira vez, no circuito de Suzuka, no Japão, em 20 de julho.

O projeto faz parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023. Após testes, realizados neste ano, a Kawasaki realizou a primeira demonstração pública da moto a hidrogênio em funcionamento.

Ainda sem nome, a moto lembra bastante a sport-touring Ninja H2 SX. Aliás, o motor a hidrogênio baseia-se no quatro cilindros em linha de 998 cm³ com supercharger da Kawasaki Ninja H2. Entretanto, recebeu modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros.

Além das mudanças no motor, o chassi da moto também foi redesenhado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio. O modelo ainda conta com um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.

Ao contrário dos modelos elétricos, as motos com motores de combustão interna, que “queimam” hidrogênio, produzem o ronco e a sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar. O melhor é que o principal resultado dessa queima é, principalmente, água. Somente uma pequena parte de carbono, como resultado da queima mínima de óleo, é liberado no meio ambiente.

Moto a hidrogênio chega em 2030

Entre as iniciativas para neutralizar as emissões de carbono, a Kawasaki Motors diz que realiza pesquisas para criar uma moto a hidrogênio funcional. De acordo com a fabricante japonesa, essa opção “neutra” em carbono deve estar disponível para os motociclistas no início dos anos 2030.

Veja a moto a hidrogênio da Kawasaki em ação

Vale lembrar que a Kawasaki já comercializa motos elétricas na Europa e na Ásia. Além de vender a Ninja EV e a Z EV, alimentadas por bateria, a marca apresentou o protótipo de uma moto híbrida, que deve ficar pronta ainda em 2024.

A Kawasaki integra a HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio. A associação, que também reúne outras fabricantes japonesas, como Honda, Yamaha e Suzuki, realiza pesquisas sobre motores a hidrogênio, sistemas de abastecimento de hidrogênio e de fornecimento de combustível para veículos pequenos de mobilidade movidos a hidrogênio, principalmente motos.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login