Nova moto esportiva Aprilia RS457 | Mobilidade Estadão | 200 a 500 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Nova moto esportiva italiana chega para brigar com R3 e Ninja 400; conheça

Por: Arthur Caldeira . 11/09/2023
Mobilidade para quê?

Nova moto esportiva italiana chega para brigar com R3 e Ninja 400; conheça

Aprilia estreia no segmento médio com nova RS 457; equipada com motor de dois cilindros e 47,5 cv de potência, modelo mira jovens motociclistas

2 minutos, 6 segundos de leitura

11/09/2023

RS 457 é nova moto esportiva da Aprilia
Nova esportiva de entrada da marca italiana chega às lojas europeias até o final, porém não deve vir ao Brasil. Foto: Divulgação/Aprilia

A Aprilia, marca do grupo Piaggio, aproveitou o Grande Prêmio de San Marino do Campeonato Mundial de Motovelocidade para apresentar a RS 457. A nova moto esportiva da marca italiana usa um motor bicilíndrico e tem como foco atrair um público mais jovem e amplo. A Aprilia RS 457 chega ao mercado para brigar com Kawasaki Ninja 400, Yamaha R3 e KTM RC 390.

Embora tenha design inspirado nas superesportivas de maior cilindrada da Aprilia, a nova RS 457 usa um motor de dois cilindros paralelos, com arrefecimento líquido e só 457 cm³ de capacidade. Com 47,5 cv de potência, a mesma da Ninja 400 bicilíndrica, a nova moto esportiva italiana pode ser conduzida por portadores de carta A2.

Afinal, na Europa e em outros países, a carteira de habilitação para motos tem uma escala de cilindrada e desempenho. Os jovens com carta A2 podem pilotar motos de até 35 kW, o equivalente a 47,5 cv de potência. Dessa forma, a marca italiana pretende conquistar jovens motociclistas fãs de motos esportivas – o mesmo público alvo de Ninja 400 e Yamaha R3.

Esportiva italiana pesa somente 159 kg

O grande diferencial da nova moto esportiva italiana está no seu baixo peso. Com um quadro construído em alumínio, a nova RS 457 pesa somente 159 kg a seco, ou seja, tem uma excelente relação peso-potência.

Além do quadro, vale destacar o conjunto de suspensões na parte ciclística. Na dianteira, o garfo telescópico invertido tem tubos de 41 mm, com ajuste na pré-carga. Já na traseira, um monoamortecedor, também ajustável.

As rodas, de 17 polegadas, calçam pneus sem câmara, nas medidas: 110/70, na dianteira, e 150/60, na traseira. Os freios, a disco em ambas as rodas, têm sistema ABS com dois mapas – um deles, mais esportivo, desabilita o ABS na roda traseira, para pilotos mais ousados.

Completam o pacote tecnológico da pequena moto esportiva da marca italiana, um painel TFT com tela de 5 polegadas, além de um acelerador eletrônico (ride-by-wire). Justamente por adotar a tecnologia, a Aprilia instalou três modos de pilotagem na RS 457 que alteram a entrega de potência do motor e o controle de tração.

painel nova moto esportiva Aprilia
Pequena esportiva tem até tela de TFT e modos de pilotagem

A nova Aprilia RS 457 chega às lojas europeias até o final do ano. Entretanto, a nova moto esportiva italiana não deve vir ao Brasil, pois a Aprilia não tem representante no País.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login