Infração gravíssima: motociclista usa melancia na cabeça | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Serviço

Buscando sugestões para:


Publicidade

Infração gravíssima: motociclista pilota usando melancia na cabeça; assista

Por: Redação MotoMotor . 21/03/2024
Meios de Transporte

Infração gravíssima: motociclista pilota usando melancia na cabeça; assista

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, atitude deve ser punida com multa, sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir

1 minuto, 59 segundos de leitura

21/03/2024

Por: Redação MotoMotor

Vídeo que viralizou nas redes mostra homem pilotando em rodovia de Duque de Caxias (RJ) com melancia como capacete. Reprodução: Instagram/@francnews

Nos últimos dias, um vídeo que mostra um homem pilotando uma moto usando uma melancia na cabeça ao invés do capacete viralizou nas redes sociais. As imagens, publicadas em uma rede social, foram gravadas em uma rodovia de Duque de Caxias (RJ).

Aparentemente, o motociclista usava a melancia como capacete com o intuito de “enganar” as autoridades. No vídeo, o condutor transporta um passageiro na garupa que, felizmente, usa um capacete de verdade. Mesmo assim, o motociclista que circulava na baixada fluminense cometeu um infração gravíssima.

Multa sem capacete suspende a CNH

Afinal, o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração gravíssima conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran.

A lei prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da suspensão automática do direito de dirigir. Em resumo, se o motociclista for flagrado pilotando sem capacete ou, como no caso do vídeo, com “capacete” não aprovado perde a CNH.

Além de não seguir as normas do Contran, vale ressaltar que a fruta não oferece nenhuma segurança. Embora pareça um capacete não protege no caso de queda ou colisão.

Leia mais: Lei do Capacete; confira dicas para evitar multas

A atitude, inclusive, gerou reações de fabricantes do setor de equipamentos. A Starplast, tradicional fabricante de capacetes, emitiu nota de repúdio ao comportamento irresponsável do indivíduo que utilizou uma melancia na cabeça como ‘capacete’.

De acordo com a empresa, o “ato não apenas desrespeita as normas do Código de Trânsito Brasileiro, mas também coloca em risco a vida do próprio indivíduo e a segurança de outros usuários da via”.

“A Starplast Capacetes ressalta a importância da conscientização sobre o uso de equipamentos de proteção homologados e adequados, que são fundamentais para minimizar os riscos de lesões graves em caso de acidentes”, disse em nota. De acordo com a empresa, “o uso de objetos não certificados como substitutos de capacetes é uma ação negligente que não deve ser trivializada ou considerada humorística”.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login