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Nova Vela X é bicicleta elétrica adequada às cidades brasileiras

Por: Arthur Caldeira . 31/08/2023

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Nova Vela X é bicicleta elétrica adequada às cidades brasileiras

Nova smart bike da startup brasileira tem quadro de mountain bike, suspensão e freio a disco na dianteira, por R$ 10.890

4 minutos, 39 segundos de leitura

31/08/2023

Por: Arthur Caldeira

nova bicicleta elétrica Vela X
Embora tenha quadro de mountain bike, Vela x traz acessórios úteis para pedalar no dia a dia, como protetor de corrente, paralamas e mudflaps. Fotos: Divulgação/Vela Bikes

A frase do famoso arquiteto Louis Sullivan “A forma segue a função” ajuda a entender a nova bicicleta elétrica Vela X. O novo modelo da startup brasileira Vela Bikes trocou o desenho clássico que caracterizava as primeiras bicicletas da marca por um design mais urbano e funcional.

Com quadro robusto, suspensão e freio a disco, na dianteira, a ideia da Vela X nasceu da demanda de clientes por uma bicicleta elétrica mais adequada à realidade das cidades brasileiras. Afinal, quem pedala no Brasil se depara com ruas e avenidas com asfalto ruim e muitas ciclovias em condições precárias.

“Na Vela X, buscamos entregar uma elétrica que valoriza o pedalar, que, em regiões sem infraestrutura, pode ser mais intenso ou até radical, e a bike precisa estar preparada para esse tipo de situação”, comenta Victor Cruz, fundador da Vela. Segundo a startup, o projeto de sua nova bike elétrica focou em robustez, segurança e conforto.

Vela X tem quadro de mountain bike

A “preparação” da Vela X começa pelo quadro, semelhante ao de uma mountain bike. Os modelos anteriores, Vela 1 e 2, tinham quadro mais baixo, como as bicicletas urbanas europeias. A altura, porém, pode afastar alguns ciclistas. Embora esteja disponível em três tamanhos de quadro, para pessoas a partir de 1,68 m, a nova Vela X exige certa altura e habilidade para montar na bike. O ciclista pode optar por rodas aro 700 ou 26.

Vela X nova bike elétrica inteligente
Nova Vela tem três tamanhos de quadro, além de rodas aro 700 ou 26

Apesar da altura do quadro, a Vela X está mais para uma bike híbrida, pois seu guidão curvado favorece a postura ereta e confortável. Uma suspensão dianteira completa o conjunto para garantir o conforto em ruas esburacadas ou até em locais onde não existem ciclovias. O garfo pneumático absorve as ondulações do asfalto e não compromete tanto o pedalar, pois a Vela X conta com um motor elétrico de 550 W, instalado na roda traseira.

Bicicleta elétrica chega a 32 km/h

O motor, entretanto, só entra em ação depois de começar a pedalar – a assistência à pedalada tem níveis escolhidos no aplicativo da Vela (leia abaixo). A velocidade máxima da bicicleta elétrica Vela X agora chega a 32 km/h, atendendo às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para esse tipo de modal. A Vela X ainda conta com um botão boost, no punho direito, que dá uma ajuda nas partidas e em ladeiras mais íngremes.

O motor é alimentado por uma bateria de íons de lítio, cuidadosamente “escondida” dentro do quadro. Além de proteger a bateria cilíndrica, contribui para tornar o design da Vela X mais harmonioso do que as baterias aparentes.

Com capacidade para 378 Wh, a bateria garante autonomia de até 40 quilômetros. Essa distância pode variar, dependendo do relevo do local onde se pedala, do nível de assistência exigido e também do uso do botão boost.

A bateria pode ser carregada na própria bike ou ainda pode ser retirada. O carregamento leva cerca de três a quatro horas em uma tomada comum. O carregador acompanha a bicicleta.

Frenagens mais seguras

Na hora de parar os cerca de 20 kg (o peso varia entre 21 kg e 23 kg, de acordo com o tamanho do quadro e das rodas escolhidos), a Vela X traz mais novidades. Uma delas é o freio a disco na roda dianteira, bem mais forte do que os v-brakes e bastante eficiente.

Outro equipamento inédito é o freio eletromagnético, diretamente no motor elétrico. Acionado automaticamente quando se aperta os manetes de freio, faz com que o motor “segure” a bike. Muito útil em descidas ou quando é preciso apenas reduzir um pouco a velocidade na pedalada.

Além dessas evoluções na parte ciclística, o novo modelo traz melhorias na iluminação, com um farol em LED mais potente e uma luz traseira integrada. Reforçando sua proposta de ser uma híbrida, mistura entre mountain bike e uma bicicleta urbana, a Vela X traz diversos acessórios úteis. Ela vem de fábrica com paralamas, protetor de corrente e mudflaps.

Embora o valor de R$ 10.890 seja elevado, é inferior ao de outras bikes elétricas importadas que têm menos tecnologia e são menos adaptadas às cidades brasileiras. As bicicletas elétricas são boa opção de mobilidade para quem faz trajetos curtos e não quer chegar suado ao trabalho. Afinal, o motor de 4,6 mkgf de torque permite pedalar sem esforço até mesmo nas ladeiras paulistanas.

Vale destacar ainda que a bicicleta elétrica Vela X tem garantia de um ano para todos os componentes, além de dois anos para a bateria e o motor e três anos para o quadro de cromo-molibdênio. A Vela X é vendida online, pelo site da startup, somente na cor preta.

Aplicativo para controlar a bike elétrica

Para usufruir de todas as funções da Vela X, é preciso instalar um aplicativo no smartphone, criar uma conta com login e senha para se conectar à bike. Além de permitir escolher o nível de assistência do motor elétrico, a carga e a autonomia da bateria, o app oferece mais segurança. Por meio dele é possível saber a localização da Vela X, acionar o bloqueio e o alarme sonoro à distância. O app está disponível para sistemas operacionais Android e iOS e é gratuito.

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