Novo capacete com brake-light promete evitar acidentes; veja como funciona
Além das luzes de freio integradas, capacete Skwal i3, da francesa Shark, tem LEDS na parte dianteira; tecnologia exclusiva dispensa conexão com a moto
Muitos dos acidentes envolvendo motos e carros acontecem porque o motorista alega não ter visto o motociclista. Pensando em reduzir esse tipo de ocorrência, a fabricante francesa Shark lançou o primeiro capacete com brake-light do mundo.
Inovador, o Shark Skwal i3 traz luzes de freio integradas na parte traseira do capacete que se acendem quando o piloto desacelera ou aciona os freios. Juntamente com as luzes de freio na parte de trás, o capacete ainda conta com LEDs na parte frontal para facilitar ainda mais que os motoristas vejam o motociclista, principalmente, à noite.
As luzes são alimentadas por uma bateria recarregável e controlada por um acelerômetro triaxial, semelhante ao que existe nos smartphone. Este sensor acende o brake-light do capacete quando detecta que a moto está desacelerando, seja freando ou reduzindo a velocidade. Dessa forma, o motociclista não precisa conectar o sistema de iluminação da sua bicicleta com fios ou por Bluetooth.
Em uma frenagem normal, ele pisca três vezes por segundo. Se você estiver “estancando os freios”, o brake-light piscará cinco vezes por segundo. Todo o sistema de iluminação recarrega por USB-C, e uma carga completa dura cerca de 12 horas de pilotagem.
A Shark apresentou o Skwal i3, o capacete com brake-light, para o mercado europeu neste mês. Disponível apenas na Europa, por enquanto, o capacete tem preço sugerido de 320 euros (cerca de R$ 1.700), que varia conforme as cores e grafismos. Até o momento, não há previsão para o novo capacete venha ao Brasil, embora a Shark tenha um representante no mercado nacional.
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