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Onde estão os tatuzões do Metrô de São Paulo?

Por: Fellipe Gualberto . 14/08/2024
Inovação

Onde estão os tatuzões do Metrô de São Paulo?

Cora Coralina e Maria Leopoldina, uma poetisa e uma imperatriz, escavam bem embaixo dos pés paulistanos neste momento

3 minutos, 52 segundos de leitura

14/08/2024

Por: Fellipe Gualberto

Tuneladoras seguem em três direções diferentes e devem ampliar a malha de metrô em São Paulo nos próximos anos. Foto: Divulgação/Linha Uni

Pela primeira vez na história, São Paulo possui três tatuzões em operação, máquinas que levam o nome do mamífero pois são cilíndricas e capazes de cavar túneis embaixo da terra e em alta velocidade.

Duas das tuneladoras realizam trabalho pela Linha Uni e preparam o caminho para a futura Linha 6-Laranja. A terceira máquina está operando pelo Metrô, na expansão da Linha 2-Verde.

Leia também: Linha 6-Laranja revela como serão futuros trens do ramal

Você sabe onde se encontram os tatuzões e até onde eles devem ir? Se quiser saber mais sobre o tema, continue a leitura. Neste texto, vamos apresentar o trajeto que os tatuzões estão traçando e ajudar você a entender mais sobre as máquinas.

O caminho do tatuzão do Metrô

Expansão da Linha 2-Verde conectará a via com Linha 3-Vermelha. Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos, adaptado

A expansão da Linha 2-Verde vai ligar a Estação Vila Prudente (última da via e que possui conexão com a Linha 15-Prata) com a Estação Penha, da Linha 3-Vermelha. Serão criadas oito novas estações e um pátio para trens, chamado de Complexo Rapadura, nesse percurso.

O túnel das futuras estações da Linha 2-Verde já está sendo escavado. Foto: Divulgação/Metrô

O tatuzão que está trabalhando pelo Metrô se chama “Cora Coralina”, em homenagem à poetisa brasileira. A máquina tem 100 metros de comprimento e uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro. Além disso, o tatuzão também possui uma estrutura para movê-lo e outra para instalar anéis de concreto pelo caminho que passa.

O veículo já percorreu 1,6 km desde o início de sua operação. Cora Coralina começou seu trajeto no Complexo Rapadura e já passou pelo local onde serão as futuras estações Vila Formosa e Anália Franco.

“Atualmente, o tatuzão está em Anália Franco, nos preparativos para retomar a escavação em direção à Estação Santa Clara, parando antes no Poço Cestari. O último destino desta etapa é o Poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da Estação Vila Prudente”, afirma o Metrô em nota para o Mobilidade.

Depois de concluir esse trajeto, a tuneladora será desmontada e transportada até o canteiro de obras da Estação Penha. Por fim, no local, o tatuzão deve entrar em ação, cavando seu caminho até o Complexo Rapadura e finalizando os túneis da expansão.

De acordo com o Metrô: “A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027”.

Clique aqui para baixar o mapa do transporte metropolitano de SP

Os tatuzões da Linha Uni

A futura linha de metrô está sendo escavada nesse momento e deve passar por baixo do Rio Tietê. Foto: Divulgação/Linha Uni, adaptada

A Linha Uni, por outro lado, possui dois tatuzões em suas obras. Em primeiro lugar, listamos o veículo que trabalha no norte, o único que não possui nome próprio. A máquina tem 109 metros de comprimento e diâmetro de 10,6 metros.

O início da jornada da máquina ocorreu na Estação Freguesia do Ó, em novembro de 2022. Atualmente, o equipamento está ao norte do Poço de Ventilação e Saída de Emergência Felipe Mendes, uma estrutura entre as estações Itaberaba – Hospital Vila Penteado e Maristela.

De acordo com a empresa, atualmente o tatuzão “está passando por seu processo de manutenção, uma atividade normal para continuar seu próximo percurso em direção à Estação Maristela”.

Os tatuzões da Linha Uni seguiram em sentido contrário partindo das estações mais próximas ao rio Tietê. Foto: Divulgação/Linha Uni.

Por outro lado, a tuneladora que opera ao sul foi batizada de “Maria Leopoldina”, em homenagem à imperatriz brasileira. Neste momento, a máquina se aproxima da futura Estação Higienópolis-Mackenzie.

O início de sua jornada ocorreu na Estação Santa Marina, em dezembro de 2021. Esse veículo também possui 109 metros de comprimento e diâmetro de 10,6 metros.

No total, as duas máquinas já percorreram 9,5 km. Por fim, o Mobilidade Estadão questionou a Linha Uni sobre a previsão para o término das escavações, mas a empresa preferiu não fixar uma data para a finalização das obras.

Saiba mais: Conheça as 10 estações mais movimentadas do metrô de SP

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