Linha 6-Laranja revela como serão futuros trens do ramal
Veja as imagens e conheça todos os detalhes sobre os vagões que irão operar na linha
1 minuto, 54 segundos de leitura
28/06/2024
Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
A Linha Uni, concessionária que está construindo a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, apresentou uma projeção de como serão os futuros 22 trens que irão circular pelo ramal. Cada veículo terá seis vagões e a capacidade total de até 2.044 passageiros. Ao mesmo tempo, o modal poderá atingir até 90 km/h.
A Alstom é a empresa responsável pela construção dos veículos e, nas imagens, exibe uma projeção criada com realidade virtual. De acordo com a companhia, as primeiras caixas dos trens já estão em produção e a entrega será em abril de 2025. Os veículos são feitos de aço inoxidável, o que proporciona maior resistência e menor peso em comparação aos modelos fabricados em aço carbono.
Saiba mais: Linha 6-Laranja, Estação Brasilândia se conecta ao Pátio Morro Grande
“As novas composições são mais leves, com menor consumo de energia elétrica e layout desenvolvido para oferecer uma melhor experiência aos passageiros”, diz a nota emitida pela Linha Uni. A previsão da empresa é que os futuros trens da Linha 6-Laranja durem mais de 40 anos.
Tecnologia dos trens da Linha 6-Laranja
Os futuros trens da Linha 6-Laranja irão operar sem condutores. O sistema CBTC GoA4 (UTO) permitirá intervalos de aproximadamente 2 minutos entre os trens no horário de pico, com possibilidade de chegar a até 75 segundos.
Saiba mais: Linha 6-Laranja: obras no metrô vão interditar Avenida Pompéia por 120 dias
O design dos vagões conta com soluções de acessibilidade para permitir o embarque de pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade reduzida. Ao mesmo tempo, o veículo também possui organização dos bancos planejada para permitir mais agilidade no embarque e desembarque.
Por fim, o trem terá sensor para contabilizar o embarque de passageiros, câmeras de segurança, sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio. As saídas de emergência serão as próprias portas, uma vez que toda a linha contará com passarelas de emergência.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários