Buscando sugestões para:


Inovação

Capacitar jovens em segurança viária ajuda a reduzir acidentes

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de 5 anos ou mais em todo o mundo

3 minutos, 19 segundos de leitura

04/05/2022

Por: Daniela Saragiotto

Na Pista Certa, programa com diversos elementos de uma cidade para que as crianças treinem regras de trânsito. Foto: Divulgação Fundación Mapfre

Com características e necessidades pouco consideradas nos planos de mobilidade globais, o grupo composto por crianças e adolescentes também é vítima do trânsito. De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDE), dos Estados Unidos, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de 5 anos ou mais em todo o mundo. No Brasil, além da falta de atenção a esse público na formulação de políticas públicas, especialistas em segurança viária apontam como fundamental a criação de um programa consistente de educação para o trânsito com foco na formação de cidadãos mais conscientes.

Embora ainda não exista um programa nacional nesse sentido, algumas empresas se dedicam ao tema, atuando em diferentes frentes. É o caso da 3M, que anunciou, recentemente, um compromisso de aumentar a segurança e a visibilidade dos pedestres em zonas escolares em 23 países até 2024, atuando em melhorias em 28 regiões da América Latina, entre elas no Brasil, com previsão de início ainda neste primeiro semestre e que prevê, também, a conscientização dos envolvidos.

Poder às crianças e jovens

A Fundación Mapfre também possui diversas iniciativas nesse sentido, focando na formação de professores. Uma delas é o Educação Viária É Vital, programa que existe há mais de dez anos e que, recentemente, firmou uma parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a capacitação de professores da rede pública.

Ele envolve os alunos em uma pesquisa sobre as condições das vias e outros aspectos do entorno escolar, incentivando-os a implementar ações com foco na segurança. “Esse programa empodera crianças e jovens a buscarem soluções. Temos diversas conquistas práticas, como alunos que reivindicaram e conseguiram que uma passarela fosse construída, dando segurança no acesso à escola”, explica Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.

Marcia Teixeira Santos, professora do ensino fundamental na EEMF Coronel José Batista de Lima, escola localizada no município de Guapiaçu (SP), foi uma das participantes na formação. “Fazer parte do treinamento do Educação Viária É Vital foi muito importante para entender as diversas maneiras que o tema pode ser trabalhado”, diz.

Ela conta que, desde então, as aulas fazem tanto sucesso que são aguardadas pelos alunos. “Ao trabalhar esse tema, vemos uma mudança de comportamento na comunidade. As crianças corrigem as ações dos pais, quando passam no farol vermelho ou mesmo não atravessam na faixa de pedestres. Viramos até referência na cidade, trabalhando, principalmente, com foco em acessibilidade e inclusão”, finaliza a educadora.

Outro projeto desenvolvido pela Fundación Mapfre é o Na Pista Certa, um espaço cenográfico itinerante – composto de um caminhão, onde a aula acontece, e a pista, onde as crianças de 5 a 9 anos colocam em prática o que aprenderam – que as incentiva a exercitar regras de convivência, além de valores como respeito, cidadania, solidariedade e inclusão. “Também disponibilizamos essa iniciativa, desde fevereiro, um formato de jogo digital, encartado na Nova Escola e compartilhado com a rede de professores”, diz Fátima Lima, fazendo referência à plataforma digital de conteúdos voltados para a educação.

Destaques numéricos:

Conheça o alcance de alguns programas da Fundación Mapfre:

Educação Viária É Vital

•       3.919 professores capacitados dos ensinos fundamental e médio

•       767 escolas de 99 cidades

•       103.800 alunos beneficiados

Na Pista Certa – parceria com a plataforma Nova Escola

•       6 mil educadores têm o acesso ao game virtual

•       180 mil estudantes beneficiados indiretamente (via professor)

•       5 mil estudantes beneficiados diretamente (via game)

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login