‘Pavimento frio’ reduziu temperatura do asfalto em até -11ºC em cidade dos Estados Unidos
Pesquisa realizada na cidade de Phoenix está em segunda fase de testes
Os primeiros resultados do projeto de ‘pavimento frio’ realizado em Phoenix, nos Estados Unidos, mostraram que o novo asfalto pode reduzir em até -11º C da temperatura da superfície durante o verão. O resultado apresentado pelo Departamento de Transporte de Ruas da Cidade de Phoenix faz parte da segunda etapa da pesquisa, iniciada em 2022.
De acordo com o departamento, o pavimento frio consegue reduzir a temperatura por refletir a luz solar, ao invés de absorver. Por causa dessa reflexão, o novo asfalto também diminui a necessidade de manutenção de estradas a longo prazo. Conforme os pesquisadores, a reflexão dificulta a entrada de calor em camadas mais profundas, prevenindo o desgaste interno do asfalto.
Pavimento frio
O CoolSeal 2.0, como é chamado o projeto, é uma parceria da Prefeitura de Phoenix com a Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês). A pesquisa aconteceu por meio do programa Serviço de Soluções de Sustentabilidade Rob e Melani Walton, em tradução livre. O pavimento foi aplicado em bairros residenciais, como em West Phoenix, e a coleta da temperatura ocorreu ao longo dos dias de verão e outono de 2022. O projeto inicou a primeira fase em 2020, com o revestimento de aproximadamente 57 km com o produto.
De acordo com o relatório, os pesquisadores da ATU avaliaram o desempenho térmico do revestimento reflexivo, em conjunto com as percepções compartilhadas dos residentes. A fase II iniciou no verão de 2022, com testes do novo pavimento CoolSeal 2.0. Em relação ao primeiro produto utilizado, o CoolSeal 2.0 possui uma cor mais escura e diferentes formulações. A alteração de cor foi uma contribuição dos moradores.
Resultados da primeira etapa da pesquisa também mostraram que a temperatura do ar noturno a cerca de 1,80 de altura em relação ao asfalto foi -17º C mais baixa do que nas superfícies não tratadas. Mas, por causa da reflexividade, a temperatura de dia pode aumentar ou continuar a mesma. Segundo os pesquisadores, a experiência de exposição ao calor ao meio-dia e à tarde sobre o pavimento frio foi semelhante a caminhar em uma calçada de concreto convencional.
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