'Pavimento frio' reduziu temperatura do asfalto em até -11ºC em cidade dos Estados Unidos | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

‘Pavimento frio’ reduziu temperatura do asfalto em até -11ºC em cidade dos Estados Unidos

Por: Erick Souza . Há 8 dias
Inovação

‘Pavimento frio’ reduziu temperatura do asfalto em até -11ºC em cidade dos Estados Unidos

Pesquisa realizada na cidade de Phoenix está em segunda fase de testes

1 minuto, 49 segundos de leitura

04/11/2024

Pavimento frio em Phoenix, Arizona
Alfalto pode refletir luz solar e reduzir a absorção de calor em camadas mais profundas do pavimento, mantendo a conservação da cobertura. Foto: Divulgação/Prefeitura de Phoenix


Os primeiros resultados do projeto de ‘pavimento frio’ realizado em Phoenix, nos Estados Unidos, mostraram que o novo asfalto pode reduzir em até -11º C da temperatura da superfície durante o verão. O resultado apresentado pelo Departamento de Transporte de Ruas da Cidade de Phoenix faz parte da segunda etapa da pesquisa, iniciada em 2022.

De acordo com o departamento, o pavimento frio consegue reduzir a temperatura por refletir a luz solar, ao invés de absorver. Por causa dessa reflexão, o novo asfalto também diminui a necessidade de manutenção de estradas a longo prazo. Conforme os pesquisadores, a reflexão dificulta a entrada de calor em camadas mais profundas, prevenindo o desgaste interno do asfalto.

Pavimento frio

O CoolSeal 2.0, como é chamado o projeto, é uma parceria da Prefeitura de Phoenix com a Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês). A pesquisa aconteceu por meio do programa Serviço de Soluções de Sustentabilidade Rob e Melani Walton, em tradução livre. O pavimento foi aplicado em bairros residenciais, como em West Phoenix, e a coleta da temperatura ocorreu ao longo dos dias de verão e outono de 2022. O projeto inicou a primeira fase em 2020, com o revestimento de aproximadamente 57 km com o produto.

De acordo com o relatório, os pesquisadores da ATU avaliaram o desempenho térmico do revestimento reflexivo, em conjunto com as percepções compartilhadas dos residentes. A fase II iniciou no verão de 2022, com testes do novo pavimento CoolSeal 2.0. Em relação ao primeiro produto utilizado, o CoolSeal 2.0 possui uma cor mais escura e diferentes formulações. A alteração de cor foi uma contribuição dos moradores.

Resultados da primeira etapa da pesquisa também mostraram que a temperatura do ar noturno a cerca de 1,80 de altura em relação ao asfalto foi -17º C mais baixa do que nas superfícies não tratadas. Mas, por causa da reflexividade, a temperatura de dia pode aumentar ou continuar a mesma. Segundo os pesquisadores, a experiência de exposição ao calor ao meio-dia e à tarde sobre o pavimento frio foi semelhante a caminhar em uma calçada de concreto convencional.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login