Voltar
Meios de transporte

Plataforma compara gastos de carros elétricos e convencionais

Aplicativo utiliza dados de deslocamento do motorista para calcular despesas e outras informações de cada modelo de automóvel

Daniela Saragiotto

10/11/2020 - 3 minutos, 31 segundos


pessoa calcula gastos de carros elétricos em APP

Entre as dúvidas mais comuns das pessoas que têm intenção de comprar um carro elétrico está a duração da bateria, além da economia e ganhos ambientais que o veículo poderia oferecer. Para facilitar essa tarefa a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, está lançando um aplicativo que faz o cálcumo de gastos de carros elétricos e convencionais e ajuda na tomada de decisão do motorista.

Leia mais:
5 aplicativos para salvar os paulistanos do trânsito nas chuvas de verão
Como a pandemia afeta o desenvolvimento de carros elétricos?
Voluntários dos aplicativos de transporte colaboram com a mobilidade

Batizado de EDP ev.X, o app, que está disponível nos sistemas Android e iOS, analisa o comportamento do usuário em seus deslocamentos diários, calculando os custos gerados por veículos comuns e elétricos. De acordo com a EDP, o recurso já funciona em outros países, como Portugal. “Sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre carros elétricos no Brasil. Como uma empresa que quer estar presente de forma efetiva nessa transição, lançamos o EDP ev.X a fim de fornecer informação confiável aos interessados em ter um veículo desse tipo. Acreditamos que as plataformas ajudarão na tomada de decisão dos motoristas e empresas”, destaca Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

Como o app funciona

Para ter acesso aos comparativos, o primeiro passo é baixar o aplicativo e inserir as informações sobre o veículo atual do condutor, além do carro elétrico de interesse (há algumas opções no aplicativo). Ao fim de um mês, por exemplo, o motorista consegue saber qual foi seu gasto total com o veículo, bem como suas emissões de CO2 na natureza, quantidade de recargas e o comparativo caso estivesse usando o veículo elétrico selecionado. “O número de recargas, por exemplo, costuma surpreender muitos motoristas. Isso porque as pessoas acreditam que fazem diversas viagens em que seria necessário recarregar, o que na prática não se comprova”, explica Pinto.

Disponível gratuitamente, o app utiliza o GPS do celular para simular o desempenho do veículo elétrico em relação aos custos e impacto ambiental. Recentemente lançado no Brasil, o EDP ev.X teve de passar por adaptações para considerar variáveis como uso de etanol, que não é utilizado em larga escala na Europa, além da nossa moeda, valores de mercado e modelos de carros disponíveis. A coleta de dados é anonimizada, ou seja, não revela os dados do proprietário do veículo. “Quanto mais usuários testarem o app, melhores e mais detalhadas serão essas avaliações. Como estamos numa retomada gradual das atividades, acredito que muito em breve conseguiremos expandir nossa base”, informa Pinto.

Comparativo simples

O site da EDP Smart também possui uma página dedicada aos comparativos dos gastos de carros elétricos, gerados a partir dos dados do tipo de veículo e do consumo para fazer a simulação. “Esse cálculo é mais rápido, mas menos detalhado que o feito pelo aplicativo. Mas de qualquer forma oferece aos usuários uma estimativa de gastos”, diz Pinto.

Quem possui veículos com computadores de bordo podem utilizar a solução para obter informações mais precisas. “A ferramenta realiza os cálculos com dados de preços médios de combustíveis no Brasil para fazer as simulações, mas o usuário pode ajustar esses dados na primeira tela da simulação”, explica o executivo.  Como próximos passos, essas informações poderão servir de base para a companhia ter conhecimento sobre o potencial mercado de compradores de veículos elétricos, além de mapas de calor gerados pelos trajetos, uma forma confiável para que a empresa planeje a instalação de seus postos de carregamento público, como acontece na Europa.

Confira as informações que o app fornece:

  • Gasto total com o veículo
  • Emissões de CO2 na natureza
  • Quantidade de recargas necessárias caso estivesse utilizando um carro elétrico
  • Comparativo dos gastos que o proprietário teria ao usar um veículo elétrico.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login