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Mobilidade para quê?

Inovações digitais indicam o caminho da rodovia do futuro

Tecnologia e melhoria contínua reforçam a qualidade da prestação de serviços nas concessões do Grupo CCR

Media Lab Estadão

07/02/2020 - 4 minutos, 41 segundos


técnica da CCR monitora câmeras
Sistema de mapeamento digital reproduz virtualmente toda a extensão das rodovias administradas pelo Grupo CCR. Foto: Divulgação CCR.

Quem trafega pelas rodovias administradas pelo Grupo CCR poderá cruzar com um veículo dotado de câmeras. Sua missão é capturar e digitalizar imagens dos mais de 3,7 mil quilômetros sob responsabilidade da concessionária.

O recurso, semelhante ao utilizado pelo Street View do Google, permite ter toda a rodovia reproduzida fielmente em ambiente virtual, com detalhes da pista, da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura da pista). Essa tecnologia possibilita dar mais agilidade e qualidade aos serviços oferecidos pelas concessionárias.

“As imagens alimentam o sistema de manutenção das rodovias. Por meio delas conseguimos verificar a saúde dos ativos, as condições do pavimento e identificar se uma sinalização precisa de ajuste ou substituição, entre várias outras possibilidades de uso”, descreve André Costa, diretor da CCR EngelogTec, unidade de desenvolvimento de tecnologias do Grupo.

Outro resultado da adoção da tecnologia foi aumentar a eficiência e a agilidade nos processos de inspeção. “Uma tarefa que no passado recente demandaria quatro meses hoje é realizada em apenas uma semana”, compara Costa.

Agilidade nas obras

Pode-se dizer, em linhas gerais, que a tecnologia transfere o ambiente real para o virtual. Por emissão de laser, o sistema é capaz de capturar mais de 1 milhão de pontos por segundo, num raio de 140 metros em torno da câmera.

“A virtualização representa uma série de ganhos para aprimorar a gestão”, avalia o gerente de operações da CCR ViaOeste, Carlos Costa. “Cada ponto que forma a imagem entrega informações com as respectivas coordenadas geográficas. Isso possibilita o aproveitamento posterior destas informações, como no planejamento de obras de engenharia”, exemplifica o gerente.

Diante da necessidade de intervenções, a reconstituição virtual permite a eliminação ou redução de etapas, o que pode representar uma redução de até um mês no prazo de elaboração de um projeto, segundo Carlos Costa.

Benefícios multiplicados

O nível de informação que a digitalização das rodovias oferece permite, por exemplo, determinar previamente a quantidade de caminhões necessários para transportar os materiais retirados com a construção de uma rampa de acesso à rodovia: “Para o usuário, a digitalização de rodovias se traduz em maior agilidade na entrega das obras que proporcionarão mais conforto e segurança”, observa Costa.

Com capacidade para fazer a varredura de até 300 quilômetros por dia, a tecnologia oferece subsídios para que o cadastro de ativos da rodovia se mantenha sempre atualizado. O programa utilizado na rodovia digital facilita o gerenciamento, indicando a necessidade de substituição de placas, reforços na pintura da sinalização horizontal ou uma simples roçada no canteiro. “Rodovias são organismos vivos e a todo momento precisam de cuidados e atenção”, lembra o gerente de operações.

“Para o usuário, a digitalização de rodovias se traduz em maior agilidade na entrega das obras que proporcionarão mais conforto e segurança.” Carlos Costa, diretor da CCR EngelogTec

Investimento em segurança reduz número de acidentes

Os investimentos em novas tecnologias fazem parte dos mais de R$ 38,5 bilhões já aplicados pelo Grupo CCR, desde 1999, nas rodovias que administra. O resultado direto são viagens mais tranquilas e seguras, com redução significativa no número de acidentes – e, por consequência, de ferimentos e mortes.

Em cinco rodovias administradas pelo Grupo CCR, a incidência de vítimas fatais caiu pela metade ou mais desde que a concessão foi assumida. Na CCR NovaDutra, por exemplo, as 520 mortes registradas em 1996 foram reduzidas para 122 em 2018 (confira o quadro abaixo). Além das obras frequentes para melhoria e conservação das estradas, o Grupo CCR também atua por meio de campanhas de conscientização entre os motoristas.

Uma das iniciativas, batizada de “Evite as más ideias. Dirija sempre com Responsa”, criou animações com personagens que alertam sobre as atitudes mais perigosas no trânsito. A campanha teve grande repercussão nas redes sociais.

Números da CCR

  • 80% de satisfação dos usuários (Fonte: Pesquisa Imagem e Satisfação Datafolha/Somar, 2019)
  • R$ 38,5 bilhões de investimento em rodovias desde 1999
  • 3.735 km de rodovias administradas por empresas do Grupo (Fonte: CCR)

Novidades são frequentes nas concessões do Grupo CCR

Há muitos outros exemplos de como o trabalho permanente de inovação contribui para tornar as rodovias administradas pela CCR mais confortáveis e seguras. São investimentos como o cabeamento de fibra ótica, que cobre toda a extensão das concessões. Essa rede interconecta aos Centros Operacionais de cada concessionária do Grupo dispositivos como câmeras de monitoramento e painéis de sinalização.

Com alta capacidade de transmissão de dados, a estrutura de fibra ótica permite acesso em tempo real às informações, facilitando a tomada rápida de decisões. O tempo de reação é essencial em emergências, mas também é um diferencial importante em qualquer outro tipo de atendimento. Inspirada nos métodos de reconhecimento facial, a CCR EngelogTec desenvolveu um sistema de câmeras capaz de reconhecer veículos, com base na combinação entre inteligência artificial, análise de dados e computação em nuvem.

A sustentabilidade também tem sido um foco de adoção de novas tecnologias. O Centro de Pesquisas Rodoviárias do Grupo CCR desenvolveu um método para recuperar material asfáltico deteriorado que pode voltar, assim, a ser usado no pavimento. A técnica levou à redução de 97% no descarte de resíduos em três anos.

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