Scooter BMW C 400X chega ao Brasil no segundo semestre; conheça
Equipada com motor de 350 cc e 34 cv, C 400X tem painel com conexão para smartphones; scooter será produzida em Manaus (AM)
A BMW surpreendeu seus fãs e seguidores ao anunciar o lançamento da scooter C 400X no Brasil no seu perfil em uma rede social. Depois do anúncio surpresa, entramos em contato com a fabricante alemã que confirmou o lançamento. A scooter BMW será apresentada no Festival Interlagos 2023, que acontece entre 22 e 25 de julho, no famoso autódromo paulistano.
Apresentada no exterior em 2017, a BMW C 400X era, até então, inédita no Brasil. A partir do segundo semestre, o modelo será produzido no País na fábrica da marca em Manaus (AM). A scooter é o terceiro dos sete lançamentos planejados até 2025, dentro do aporte de R$ 50 milhões na planta manauara, anunciado no final de 2022. Neste ano, a BMW já lançou a mais recente geração da S 1000 RR, além da naked F 900R, que nós já avaliamos (leia aqui)
Como é a nova scooter BMW
A BMW escolheu um estilo arrojado, marcado por linhas retas, e até certa similaridade estética com a família “GS” para sua nova aposta no segmento de scooters. Em 2011, a BMW já vendeu no País as maxi scooters C 600 Sport e C 650 GT.
Entretanto, desta vez, a BMW foca no segmento de scooters médias. A C 400X usa um monocilíndrico de 350 cm³ de capacidade com arrefecimento líquido. Apesar de compacto, o motor produz bons 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 6.000 giros. Assim como a maioria das scooters, a BMW C 400X usa transmissão automática, CVT. Segundo a marca alemã, a velocidade final da scooter é de 140 km/h.
Embora tenha uma proposta urbana, a nova scooter BMW já sai de fábrica com controle de tração. O item vem de série, pelo menos, na versão europeia, pois ainda não há informações sobre o modelo que virá ao Brasil. O sistema promete ajudar o condutor a controlar o C 400X em pisos escorregadios.
De acordo com a BMW, a scooter C 400X tem baixo consumo de combustível. Os números oficiais indicam que a scooter roda 28 km com um litro de gasolina. Com 12,8 litros no tanque, a autonomia deve superar os 300 km.
Roda aro 15 e espaço sob o banco
A parte ciclística – suspensão e freios – está ancorada em um quadro de estrutura tubular de aço. Na dianteira, a C 400X tem garfo telescópico com tubos de 35 mm de diâmetro, 110 mm de curso e roda de 15 polegadas, calçada com pneu 120/70. Na traseira, a scooter conta com dois amortecedores, com 112 mm de curso e roda aro 14, calçada com pneu 150/70. O freio nas duas rodas têm discos de 265 mm de diâmetro e sistema ABS de série.
Com 2,21 m de comprimento e 204 kg em ordem de marcha, o C 400 X é compacto e oferece boa capacidade de carga. Sob o assento, pode-se acomodar dois capacetes: um integral e um jet, com o sistema flexcase, criado pela BMW. No escudo frontal há ainda dois compartimentos para acomodar pequenos objetos.
Um deles com tomada de 12V, justamente para carregar pequenos eletroeletrônicos (smartphone ou GPS). Para proteger o cockpit e o piloto, o parabrisa ainda oferece regulagem de altura.
Com a proposta de unir mobilidade urbana e conectividade – dois assuntos em voga – a fábrica alemã instalou um painel com tela TFT de 6,5 polegadas no seu novo scooter médio. O sistema pode “parear” informações com o smartphone como, por exemplo, selecionar músicas ou oferecer rotas alternativas, além de mostrar informações sobre as condições do veículo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários