Semáforos quebrados de São Paulo no alvo da PPP da Iluminação Pública
Contrato de R$ 3,836 bilhões, válido por 17 anos, prevê a troca de todo o sistema por equipamentos inteligentes
Os semáforos são de fundamental importância para a mobilidade de grandes cidades: se não funcionam adequadamente, resultam em trânsito, dificuldade para pedestres atravessarem as vias e acidentes. Para resolver esse problema, no dia 1o de setembro, foi publicado, no Diário Oficial da União, o aditivo de contrato da parceria público-privada chamada de PPP da Iluminação Pública, assinado entre a prefeitura e a concessionária responsável pelo sistema semafórico da capital, no valor de R$ 3,826 bilhões e com vigência de 17 anos.
A assinatura ocorreu após o Tribunal de Contas do Município autorizar a prefeitura de São Paulo a incluir um aditivo de cerca de R$ 1,8 bilhão no contrato da PPP, que tem como objetivo remodelar o sistema semafórico de toda a cidade de São Paulo, com tecnologias em linha com o conceito de cidades inteligentes.
“Foi uma grande luta conseguir essa assinatura: queríamos fazer uma licitação, tentamos por três anos, e não conseguimos. Então, encontramos essa alternativa do aditivo da PPP da Iluminação, com tecnologia melhor e mais econômica para a cidade”, disse o atual prefeito, Ricardo Nunes, em entrevista à rádio CBN. A cidade de São Paulo possui 25 mil semáforos, no total, em sua área urbana, e, na data da assinatura do contrato, cerca de 170 deles apresentavam algum tipo de defeito.
De acordo com o prefeito, a previsão é de que haja uma economia de R$ 2,3 milhões, por mês, com o novo contrato, mais a economia resultante do fato de que não será mais a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que fará a manutenção dos semáforos. “Iremos economizar R$ 5 milhões, por mês, nessa mudança”, garante Nunes.
Sistema de smart city
A prefeitura estima o prazo de 90 dias para resolver todos os semáforos com defeito, o que faz parte de um plano de ação emergencial e será prioridade da concessionária responsável. Durante os primeiros quatro meses de vigência do novo contrato, haverá acompanhamento da prefeitura à gestão do serviço.
O acordo não prevê, além da manutenção dos semáforos, sua remodelação. Atuando nesse sentido, o sistema será capaz de mapear o trânsito e a mobilidade dos modais públicos. “Em 90 dias teremos uma boa percepção de melhora na capital paulista, com o conserto desses equipamentos”, diz Nunes.
O próximo passo será a troca dos semáforos pelo sistema de smart city. “Em três anos, todos serão trocados por semáforos inteligentes dentro do perímetro do anel viário, em que há o maior número de cruzamentos e incidentes da cidade”, afirma Nunes. O novo sistema irá prevê abertura do farol quando há muitos ônibus e grande fluxo de veículos e, consequentemente, mais trânsito, e o inverso também”, explica Nunes.
Roubo de cabos
Entre janeiro e junho deste ano, o furto de fios e cabos de semáforos, em geral, teve aumento de 50%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando 231 quilômetros desses materiais foram furtados. “Há uma operação especial, em parceria com o governo do Estado, a Polícia Civil Militar e a GCM, batizada de Operação Sinal Verde, para conter o furto de cabos. Inclusive, estamos atuando em quem os intercepta e vende, interditando ferros-velhos, entre outros estabelecimentos, por exemplo”, afirma o prefeito.
Destaque nacional
A capital paulista está na liderança, no País, no quesito cidades inteligentes. No ano passado, São Paulo alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação no Ranking Connected Smart Cities 2021, e também foi destaque entre as cidades com mais de 500 mil habitantes e as da região Sudeste. O ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. Ainda em relação ao resultado de 2021, a capital paulista ficou com a primeira posição, também, nos eixos Mobilidade e Acessibilidade.
Números da PPP da Iluminação Pública
- R$ 3,826 bilhões é o valor total do contrato da PPP da Iluminação Pública
- R$ 1,8 bilhão é o valor do aditivo ao contrato assinado em 1o/9/2022
- 17 anos é o período de vigência do contrato
- 25 mil semáforos é o total de equipamentos na área urbana da capital paulista
- 170 semáforos apresentavam defeito na cidade em 1o/9/2022
- 50% de aumento no roubo de cabos e fios de semáforos, entre janeiro e junho de 2022, em relação ao mesmo período de 2021
- 231 quilômetros totais de fios e cabos foram furtados, na capital paulista, entre janeiro a junho de 2022
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