Sony e Honda vão lançar carro elétrico por assinatura em 2026

Modelo vai chegar ao mercado nos Estados Unidos e no Japão. Foto: Divulgação / Sony.

06/11/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 32 segundos

A Sony e a Honda vão lançar um carro elétrico por assinatura em 2026. A novidade é fruto da Sony Honda Mobility, joint venture que une as duas empresas.

De acordo com as companhias, o modelo vai chegar ao mercado nos Estados Unidos e no Japão. Entretanto, estes serão apenas os primeiros países que receberão a novidade.

A previsão para abertura dos pedidos é para 2025. Após o lançamento do modelo nos dois países, as empresas estudam o lançamento na Europa. Até o momento, não há informações sobre possibilidade e data de chegada do veículo no Brasil.

O posicionamento do carro elétrico no mercado será premium. Além disso, a união entre a empresa de eletrônicos e a montadora japonesa também vai render um sistema de entretenimento.

Afinal, a Sony é conhecida pelos softwares e serviços que visam a diversão. Assim, os donos do carro elétrico também poderão optar por serviços cobrados mensalmente para entretenimento.

Embora a joint venture já tenha divulgado a foto do carro elétrico, os detalhes ainda não estão disponíveis. Portanto, o mercado deve aguardar um pouco mais para saber o preço, autonomia de bateria e a plataforma do veículo.

A vantagem do veículo é que não será preciso comprar o carro para poder conduzi-lo. Afinal, o serviço por assinatura vai permitir que o motorista o utilize apenas pelo tempo que precisar.

Novidades do carro elétrico

Apesar de haver certo mistério quanto às características do novo carro elétrico, alguns pontos já estão definidos. Por exemplo, o veículo vai ter funções semelhantes às de um smartphone.

Por um lado, a Sony vai fornecer o software. Na prática, são os “aplicativos” e toda a parte tecnológica de “sistemas”.

Assim, o carro terá controladores de bordo e de serviços para conectar o carro a um sistema de entretenimento e pagamento. Com isso, será possível fazer compras de serviços de forma prática.

Por outro lado, o carro elétrico também terá automação Nível 3. Isso significa uma direção autônoma limitada. Ou seja, o motorista vai poder dirigir sem precisar manter o olho na estrada o tempo todo ou mesmo tocar no volante.

“Como a tecnologia de direção segura continuará a evoluir e a quantidade de concentração necessária para dirigir será reduzida, devemos considerar novas maneiras de aproveitar e passar o tempo no espaço da cabine como um todo”, afirmou Izumi Kawanishi, presidente e executivo da Sony Honda Mobility, em nota.

Já à Honda caberá decidir a plataforma do carro elétrico e o fornecedor da bateria. Neste caso, as informações ainda estão mantidas em sigilo.

O que se sabe é que o veículo será fabricado em Ohio, nos Estados Unidos. A Honda possui uma parceria com a General Motors para desenvolver tanto carros elétricos quanto baterias.